Especial

Foto:

[Crítica] [REC] 3: Gênesis


Direção: Paco Plaza
Ano: 2012
País: Espanha
Duração: 80 minutos
Título original: [REC] ³ Génesis

Crítica:

Você já pode beijar a noiva...

Depois do final bombante que [REC] 2: Possuídos cuspiu na nossa cara, aposto que todos estavam esperando para ver como a história se desenvolveria a partir dali. Mas, antes que pudéssemos acompanhar, mais uma vez, a saga da Angela Vidal, tínhamos que fazer uma pequena parada e descobrir o que aconteceu antes dos dois primeiros filmes. Os diretores dos filmes anteriores resolveram se separar, então cada um pegaria uma sequência. Paco Plaza ficou com a Parte 3, e Jaume Balagueró ficará responsável por [REC] 4: Apocalypse, possivelmente, o último da franquia.

A história acompanha uma festa de casamento, uma cerimônia que deveria ser mágica e trazer a união definitiva entre Clara e Koldo, mas, tudo o que trouxe, foi a morte. Quando um dos convidados mostra um comportamento violento e morde os outros, toda a felicidade de um momento especial, se converte em um pesadelo onde os noivos e convidados terão que lutar por suas vidas. Não demora muito para apenas um pequeno grupo de pessoas permanecer vivo e ter que bolar algum jeito de sair do local com vida. Em paralelo a isso, Koldo se separa de Clara e não sairá do local sem sua amada, mesmo que tenha que colocar sua vida em risco.

Sinceramente, estou completamente decepcionado com este filme. Esta sequência, era uma das produções que eu mais esperava este ano e foi um verdadeiro balde de água fria. Eu até agora estou me perguntando por que tivemos que dar um "pause" na interessante história do prédio isolado, para termos que acompanhar esta história que pouco tem haver com tudo e é completamente irrelevante. Os boatos eram de que esta Parte 3 seria uma prequel, então eu esperava que o roteiro acompanhasse a origem da menina Medeiros, mas isso não chega nem perto de acontecer.

 Na verdade, esta sequência segue o mesmo estilo que Quarentena 2, mostrando que o vírus acabou se espalhando em outro lugar, mesmo que as autoridades tenham contido o prédio. A única conexão que pode haver com os filmes anteriores, é que um personagem - o primeiro contaminado, origem do foco de infestação deste filme - foi mordido por um cachorro, o que deixa a entender que é o cachorro da menininha do primeiro filme. Consequentemente, passamos a entender que a história não se passa antes, realmente, mas, praticamente simultânea com o original. A questão é que não há ponto para a realização deste filme. Não há nenhuma informação nova, nada a complementar na história e uma conexão porca com os filmes anteriores.

Uma das poucas coisas interessantes, foi o abandono da câmera em primeira pessoa. O filme até começa como um found footage, mas, quando a situação fica mesmo tensa, a câmera é deixada de lado e passamos a acompanhar a história como se fosse um filme normal. Achei esta mudança a única coisa relevante nesta sequência inútil. E, como já disseram que o próximo filme não terá nenhuma cena com câmeras em primeira pessoa, as primeiras cenas deste, soaram como uma espécie de homenagem e despedida ao estilo que consagrou a franquia.

Dentre as coisas que ainda se mantiveram positivas, como o relacionamento do casal protagonista. Apesar de ser irritante e completamente falso quando eles começam a se beijar, ou dizer o quanto se amam, em uma situação onde deveriam estar correndo, é poético acompanhar o desfecho do casal. Achei a cena final muito fofa! Em contrapartida, eu detestei o humor negro presente na produção. Não combinou em nada com o filme e teria se saído muito melhor se fosse mais sério. Enfim, só espero que a Parte 4 volte com o clima dos dois primeiros, porque este filme foi uma grande decepção para mim. Só vale para se divertir com alguns ataques e cenas sangrentas, tendo em mente que não é melhor que os outros filmes, e, de fato, é uma verdadeira mancha negra. Serve de curiosidade, apenas.

Trailer:

Comentário(s)
14 Comentário(s)

14 comentários:

  1. Fraquíssimo! O que me surpreendia na sequência de REC era o estilo de câmera em primeira pessoa. Ler aqui, agora, que o último filme da saga será totalmente diferente dos primeiros, e igual a essa bela porcaria, me fez perder completamente o interesse pela história.
    Ficam REC 1 e REC 2 como ótimo filmes, basicamente sem continuação. kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Na boa, NAO ACREDITO que fizeram isso com a serie REC… Eles simplesmente acabaram com todo o encanto que tinha do filme e do genero atribuido… O filme não é ruim, é PESSIMO, HORRIVEL, um dos piores filmes que ja vi em toda minha vida… Fiquei mto decepcionado, afinal o 1 e 2 foram sensacionais, mto bem feitos… E este, ESTE MEUS CAROS AMIGOS é uma verdadeira MERDA… Lamentavel… Enfim, abraços

    ResponderExcluir
  3. eu achei este filme muito bom,um dos melhores filmes de zumbis que ja vi,é muito muito muito legal,mesmo recomendo nota: 10!
    como podem dizer que este filme é fraquissimo?
    :/ muito melhor que o 1 e o 2 que são um saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terror e suspence Portugal comcordo plenamente com você

      Excluir
  4. Esse filme é legal, mas não é Rec, só o começo é no estilo, e esse filme é menos terror que os outros, é mais ação. E falaram que iria explicar o virus, mas não explica nada.

    ResponderExcluir
  5. GENTE QUE MERDA É ESSA? Alguém desenha?

    ODIEI. ODIEI e ODIEI milhões de vezes.
    Levei um único susto. E achei o final o PIOR de todos. O PIOR. Eles quiseram mostrar o amor e tals, mas não colou. Não colou mesmo. Framboesa de Ouro pro roteirista. Que é péssimo por sinal, kd a possuída lá pelo demo? KD?? Eu achei q por ser genesis, seria ANTES do prédio, e vem essa bosta? nossa, decepção pra mim é pouco. ODIEI.

    ResponderExcluir
  6. Filme horrível!! A única coisa que prestou foi a noiva. Ela é linda de mais! Mas tirando isso, não tem nenhuma cena interessante. Até a sequencia com a motosserra, que eu achei que seria legal, foi uma bosta. E ainda tiveram as cenas de vergonha alheia. Teve hora que me lembrei até de Todo Mundo em Pânico.

    Nem os infectados seguem o estilo dos outros filmes. Isso não é [REC]. Se fosse pra avaliar, eu daria 4 pro filme (em 10, claro).

    ResponderExcluir
  7. (MUITO SANGUE E POUCO SUSPENS) Todo filme de terror precisa ter suspense foi por isso que esse filme não teve graça dava pra adivinhar quase tudo o que ia acontecer.

    ResponderExcluir
  8. Um filme simplesmente decepcionante. Como assim tirar a câmera em primeira pessoa? Quer dizer, o que fazia [REC] dar medo era justo o fato da câmera em primeira pessoa, com aquela sensação de realidade. Abrindo mão disso, o filme torna-se um filme muito comum de Zumbis. Um filme muito comum e fraco. Se o título é "Genesis", a gente logo pensa que vai explicar alguma coisa da origem do vírus. Mas nada, absolutamente nada. Foge da história principal. Se já falaram que o próximo filme será só em terceira pessoa, já nem tenho mais tesão em assistir. Filmes de Zumbis são completamente manjados, completamente previsíveis. O que tornava [REC] um filme excelente, era a tal câmera em primeira pessoa. O filme já peca por abandonar esse recurso e ainda apresenta um enredo fraco. Com final e cenas previsíveis. Quer um exemplo? O final do filme. Quem sobram? Quem são os últimos a morrer? Quem, quem? O mocinho e a mocinha, obviamente. Cara, só torço pra não estragarem o {REC}4 igual estragaram esse aí. Só espero que a história foque onde queremos que ela realmente foque e que câmera em primeira pessoa volte.

    ResponderExcluir
  9. CALMA AMIGOS. ADOREI O 1, AMEI O 2 E O TERCEIRO É SÓ UMA PREPARAÇÃO PARA O GRANDE FINALE.FOI DIVERTIDO VER O TAL CACHORRINHO DA MENINA QUE NUNCA TINHA APARECIDO, DEIXAR A SUA MARCA. CACHORRINHO SACANA HEHEHEHE O DEMONIO QUE ESTÁ NELE REALMENTE É O CÃO. KKKKK

    ResponderExcluir
  10. Concordo em tudo, a história não tem enredo algum, esse filme pra mim não é o pior dos três, mas um dos piores filmes que eu já vi.

    ResponderExcluir
  11. Um lixo tão grande que até agora estou atônito com o que fizeram com a série. Tudo ruim: Elenco, direção, roteiro... O que é aquela serra elétrica? O que é a cara de susto do primeiro zumbi quando é golpeado pelo noivo? Falando nele, o que é aquela armadura? E o que é a noiva cortando apenas uma parte do vestido que a atrapalhava correr? Tudo isso só para mostrar a cinta-liga? Ó céus! Conseguiram cagar com tudo o que foi feito antes! Tenho até medo do que deve vir no 4 filme, apesar da promessa de voltar às origens!

    ResponderExcluir
  12. Jé eu gostei bastante do filme. No entanto, o que me desagradou foi justamente o fato de ter deixado de ser em primeira pessoa. Essa é a graça da franquia. Fiquei triste em saber que "Rec Apocalypse" não será em primeira pessoa também...

    ResponderExcluir
  13. O pior defeito desse filme é que "os possuídos" não avançam para cima dos personagens com brutalidade, que na minha opinião era uma marca registrada em rec, a agressividade dos possuídos, mas nesse filme parecem zumbies cansados. Mesmo assim diverte ...

    ResponderExcluir