Especial

Foto:

[Crítica] Nikita - 4x06: Canceled (Series Finale)


"A força bruta nunca será tão eficaz quanto a enganação."

Review:
(Spoilers Abaixo)

Esse episódio definitivamente foi uma enorme conquista para todos os fãs da série. É claro que não queríamos que acabasse, mas todos queriam ver a Nikita em uma praia isolada curtindo a sua aposentadoria. E, depois de quatro anos de muita tensão, nossa grande heroína finalmente poderá descansar em paz, com um desfecho digno e bem amarrado. O Series Finale pode não ter tido uma grande audiência - mantendo-se no mesmo nível que os anteriores -, mas certamente não será esquecido por nenhum de nós. Essa série foi ótima e estará para sempre no meu coração.

Gosto muito de episódios com flashbacks, então fiquei empolgado pela forma como este começou. Sabemos muito sobre o passado da Nikita, então os flashbacks desse episódio não revelaram nada novo. Apenas um projeto de Nikita que gosta de morder e é descontrolada. A cena serviu mesmo para estabelecer um paralelo entre a Nikita e a Amanda, colocando no mesmo episódio o seu começo e o seu final. Além disso, os primeiros minutos são importantes porque revelam exatamente o que acontece no restante do episódio. Quem prestou atenção não deve ter encontrado muitos problemas em descobrir a reviravolta do enredo.

Nikita está usando sua força bruta há anos e Amanda continua em pé. Seguindo o próprio conselho da vilã, nossa heroína teria que embarcar em um jogo novo - de ilusão. E devo reconhecer que foi uma ideia muito inteligente. O flashback do começo foi interessante, mas certamente fez a reviravolta perder a sua força. Ficou muito óbvio! Felizmente, nada tira a graça da cena em que Nikita e Amanda finalmente se encaram depois de uma longa jornada de perseguições. Os diálogos foram bons, assim como interação entre as duas. Sempre gostei delas juntas, então aguardava este momento ansiosamente. Não me decepcionei.

É claro que eu esperava por luta e uma morte épica para a nossa vilã, mas esse desfecho que ela recebeu também ficou bom. Ela perdeu em seu próprio jogo de enganação. E também temos que reconhecer que o destino que ela recebeu foi pior do que a morte. Amanda passará o resto da vida presa e isolada, fadada ao esquecimento. Deve ser uma verdadeira tortura viver sabendo que sua inimiga está bebendo uns bons drinks na praia. Por outro lado, seria muito fácil continuar a história e a Amanda se libertar de sua prisão. Como esse é o final definitivo, não irá acontecer, mas vocês sabem que a imaginação rola solta. O importante é que a Amanda sempre foi uma sobrevivente, o que não foi mudado no final.

O desenrolar do episódio não foi ruim, mas foi ofuscado pelo terceiro ato. Queria ter visto a Nikita assassinando todos de verdade, mostrando que estava em outro nível de chacina, mas tudo não passou de uma encenação. Também queria ter visto uma operação elaborada de infiltração até chegar à Amanda - como nos velhos tempos -, mas também não seguiram essa possibilidade. Estou satisfeito, de qualquer forma. Os produtores arrasaram e deram o final digno que a série tanto merecia. Um verdadeiro tributo para todos os fãs.

Por fim, só quero dizer a todos vocês que foi um verdadeiro prazer estar trocando ideias todas as semanas nos últimos anos. Foi mesmo um prazer estar a cargo das reviews dessa série, que é - e sempre será - uma das minhas favoritas. Vocês, leitores, são ótimos. E mesmo que a grande maioria não comente, eu sei que essas críticas têm uma base fiel de leitores. Queria agradecer a todos por me acompanharem até aqui, e também quero agradecer o carinho daqueles que me procuraram. Obrigado a todos! Sem vocês este meu mundo não seria a mesma coisa.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário