Especial

Foto:

[Crítica] Resident Evil - O Hóspede Maldito


Direção: Paul W.S. Anderson
Ano: 2002
País: EUA
Duração: 100 minutos
Título original: Resident Evil

Crítica:

Sobreviva ao terror.


Todos sabem que fazer adaptações cinematográficas de jogos conhecidos é um verdadeiro tiro no pé. Primeiro porque não importa quão parecido e dedicado o filme seja, sempre terá aqueles fãs chatos que são do contra. Tendo em vista que a maioria dessas adaptações falhou miseravelmente - tanto nas bilheterias quanto nas críticas -, foi uma surpresa ver que Resident Evil acabou se tornando uma das maiores franquias da atualidade. E é ainda mais surpreendente se compararmos diferenças alarmantes entre as duas mídias, mas falaremos disso mais embaixo.

A história inteira acontece dentro da Colméia, um enorme laboratório subterrâneo onde um terrível vírus foi liberado. Ativado em modo de defesa, a Rainha Vermelha, um supercomputador selou e matou a todos, numa tentativa de conter o vírus. Mas eles não permaneceram mortos. Logo, um grupo de agentes altamente armados são enviados para dentro da Colméia, para entender e controlar a situação. Não demora muito para eles perceberem que o lugar está infestado de zumbis sedentos por carne humana. Agora, eles terão que correr contra o tempo, pois só têm três até que o complexo os tranque lá para sempre, deixando-os a mercê da morte... Ou algo muito pior.

Este filme é um verdadeiro clássico! Simplesmente o melhor da franquia, sem dúvidas. Ele é o mais simples e assustador entre todos eles e, provavelmente por este motivo, seja superior em todos os quesitos. O roteiro surpreende até mesmo os fanáticos pelos jogos, até porque, temos uma protagonista completamente nova. Não existe Alice nos jogos, o que poderia causar a revolta dos fãs. De fato, houve todo um escândalo em torno do assunto, pois os personagens queridos dos jogos ficaram de fora, para dar lugar a uma personagem totalmente nova, criada inteiramente para o filme. O argumento do roteirista, foi de que, com uma nova protagonista, todos fossem surpreendidos, porque qualquer coisa poderia acontecer com ela. Achei uma atitude ousada, que tinha tudo para enterrar o filme, mas deu certo.

Milla Jovovich está muito linda e competente, estabelecendo-se como uma das maiores atrizes de ação dos últimos tempos, ainda mais agora, depois de cinco filmes lutando contra zumbis. Seu vestido vermelho e delicado no meio de tantas roupas pretas pesadas e mãos munidas de armas é como ver uma rosa florescendo no deserto. Neste primeiro filme, Alice está na sua melhor fase, em termos de aparência. Na segunda metade, quando suas habilidades são "acionadas", ficamos de boca aberta, querendo mais. E não podemos falar deste primeiro filme sem mencionar a maravilhosa e machona Michelle Rodriguez. Ela é a co-protagonista e, assim como Jovovich, quebra tudo e mostra que não é fácil de matar. Excelente personagem, com suas frases irônicas!

Este é o filme com mais elementos de terror da franquia. Temos algumas mortes bem legais, como a sequência que se passa em um corredor com alguns lasers mortais. Esta cena foi muito boa e ainda eliminou personagens que pareciam importantes. Nós ainda temos a oportunidade de ver mais do mesmo corredor nas outras sequências. Uma coisa interessante, é que as sequências sempre trazem alguns detalhes especiais que fizeram sucesso nos outros filmes da franquia. O corredor com laser é um bom exemplo, mas acho que cenas com cachorros zumbis são a verdadeira marca da franquia. Temos até um cachorro mutante no quarto filme. Infelizmente, eles não têm espaço em Resident Evil 5 - Retribuição, fazendo o ciclo se quebrar.

Enfim, não tem como negar que este filme é o melhor de todos. Se compararmos o último filme lançado com este primeiro, veremos como as coisas estão diferentes. Como o material de divulgação mesmo conta, o mal se tornou global e o charme deste pequeno grupo de sobreviventes em um ambiente subterrâneo parece impossível ser recuperado (eu disse parece!). Destaque para o terceiro ato, com a criatura mutante monstruosa e o desfecho incomum, puxando para uma sequência e fazendo a história tomar um rumo apocalíptico. Quem está morrendo para uma segunda parte?



- I shot her five times. How was she still standing?
- *METRALHA POSSUÍDA* Bitch isn't standing now.


Trailer Legendado:
Comentário(s)
5 Comentário(s)

5 comentários:

  1. Nunca joguei Resident Evil,só assisti os filmes e são os meus preferidos sobre zumbis,concordo com a sua crítica Nefferson sempre o primeiro vai ser o melhor de todos.

    ResponderExcluir
  2. Nussa... E eu assisti esse filme ontem, nem imaginei que teriam essas críticas... Baixei os 4 primeiros, pra relembrar, amos todos os filmes, mas o primeiro com certeza é o melhor!

    MarkynhO'z

    ResponderExcluir
  3. vanessa vasconcelos reznor28 de setembro de 2012 às 22:37

    o melhor,com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Amo esse filme,um dos melhores,mas por enquanto,na minha opinião,acho q o 5 é o melhor sei la,foi o q eu + gostei ,mas esse filme também é um dos melhores sobre zumbis e um dos melhores da franquia.Tem muitos cenas boas,como as dos cachorros,e é por isso q não entendo como a critica pode massacrar um filme tão bom quanto esse,e dar criticas boas pra um filme horrivel,queria mesmo saber!

    ResponderExcluir
  5. Eu tive que baixar. Conhecia, já tinha ouvido falar mas nunca me interessei. Nem sabia que eram zumbis. Tive que ver por causa de The Walking Dead, que fique claro. E mesmo amando o primeiro, ainda prefiro o clima realista de The Walking Dead. Quero ver todos *-*

    ResponderExcluir