Especial

Foto:

[Crítica] Touch - 1x01: Pilot (Series Premiere)



"Essa é a história de pessoasque, supostamente, deveriam se tocar". (Jake)

Crítica:
(SpoilersAbaixo)

Touch, uma das séries mais esperadas dessa Midseason, né? É. E isso só complica mais meu trabalho, eu sempre achei dificil escrever sobre episódios pilotos e mais ainda quando é de uma série super aguardada como essa. Eu procuro escrever, com mais sinceridade possível, tudo que penso sem frescuras, e se em um primeiro episódio da série eu fizer uma critica negativa provavelmente eu não volto para o segundo episódio... Ainda bem que não tenho que me preocupar com isso já que Touch nos apresentou um excelente piloto, uma dinâmica boa e não convencional, personagens interessantes e uma história bacana pra muitas temporadas. Peguei vocês, hã?

Brincadeiras a parte, eu sempre fui fã desse tipo de história apesar de não ser supersticioso, já assisti Número 23, Premonição, 11-11-11, Sinais e etc. Então vocês já podem imaginar como eu fiquei eufórico quando vi as promos dessa série, entrou fácil pra minha lista. Só que a estréia dessa série estava prevista só pra Março, mas, com uma jogada de Marketing, a FOX fez uma pré-estréia no dia 25 de Janeiro, e como não resisti baixei o episódio e amei. Eu citei 4 filmes que possuem histórias relacionadas com premonições, sinais, e etc. Mas quem já assistiu Presságio vai notar as muitas semelhanças da série com esse filme.Espero que não venham com aquelas acusações de plágio e aquela baboseira toda que conhecemos muito bem. Chega de enrolar e vamos falar do episódio em si.

Como já disse, esse episódio teve uma dinâmica diferente da que nós estamos acostumados, enquanto a trama principal ia se desenvolvendo, nós víamos várias tramas paralelas acontecendo e tudo por causa da perca de um celular. É incrivél como essas tramas se conectam e no final todos eles com apenas cinco muitos interagindo entre si conseguem alterar as histórias um dos outros. Muitos acharam algumas cenas forçadas e realmente foram, mas eu achei muito cute por isso relevei. As cenas finais foram bonitinhas. Eu gostei bastante dos personagens da trama paralela, espero que apareçam de novo, como recorrentes ou algo assim.

Enquanto essa trama secundária ia acontecendo ao longo do episódio, nós víamos a trama principal se desenrolando. Essa sim, eu achei forçada, o Martin (Kiefer Sutherland) demorar onze anos pra descobrir o dom do filho? Pelo amor. O Jake (o filho do Martin) é, supostamente, autista e possui o dom de identificar esses padrões, essas conexões que poucos podem ver no mundo. E por causa desse "poder" ele pode identificar como as coisas acontecerão antes que elas acontecem. E é que Martin, finalmente, entra na história, pra poder ir lá e impedir os desastres previstos pelo seu filho.

Além deles tem mais dois personagens, que acredito eu, serão regulares: A Assistente Social e o perito no padrão e nas pessoas que podem vê-lo. Eu gostei dapersonagem feminina da série, bonita, inteligente e etc. E é muito dificil eu gostar de cara dessas personagens que tentam nos empurrar como interesses amorosos dos protagonistas. Quanto ao perito acho que ele daria um ótima mentor pro Jake, além claro de ajudar o Martin a interpretar o garoto (já que parece que ele tem uma pequena dificuldade em fazê-lo).

No final, Martin não conseguiu impedir o desastre, mas conseguiu com que outro o fizesse. Não sei se isso foi por sorte, ou se talvez Jake sabia exatamente como as coisas deviam acontecer. Por isso ele "criou" a tensão entre seu pai e esse cara. Isso foi um dos pontos positivos do episódio, claro, eu preferia que ninguém tivesse impedido o desastre pra sambar na cara da sociedade, mas fazer o que? O outro ponto positivo, foi que o episódio não criou muitas enrolações como é de costume em pilotos, o que era necessário aconteceu, o que não era foi cortado logo.

Praquem não me reconheceu de Grimm, sou o Ricardo Sodré, e de agora em diante assumirei as reviews de Touch que infelizmente só volta em Março, então até lá... Mas primeiro me contem, ficaram com água na boca pra ver essa série?



Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário: