Especial

Foto:

[Crítica] Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal


Direção: Christopher Landon
Ano: 2014
País: EUA
Duração: 84 minutos
Título original: Paranormal Activity: The Marked Ones

Crítica:

Você é um de nós.

Aposto que ninguém pensou que o primeiro Atividade Paranormal renderia uma enorme franquia, com sequências sendo lançadas anualmente e tomando o reinado que antes era de Jogos Mortais. Muitos já cansarem dos filmes - principalmente do found footage. Há alguns anos, houve uma enxurrada de filmes gravados em primeira pessoa, mas parece que os espectadores cansaram do estilo. Felizmente, essa franquia continua com um desempenho invejável nas bilheterias - considerando o baixo orçamento. Apesar do quarto filme ter deixado a desejar - em termos de qualidade e retorno financeiro - esse spin-off trilha um caminho diferente...

A história dessa vez gira em torno de Jesse e Hector, grandes amigos que acabaram de se formar no ensino médio. Fascinados em filmar com uma câmera portátil tudo o que acontece à sua volta, eles ficam intrigados ao ouvir sons estranhos vindos do apartamento de baixo da casa de Jesse. Lá vive Anna, uma senhora que tem fama de ser uma bruxa. Não demora muito para que os amigos passem a atormentá-la, o que faz com que Jesse seja ameaçado por ela. A súbita morte de Anna faz com que aumente ainda mais a curiosidade dos jovens, que decidem invadir a casa dela, mesmo estando lacrada pela polícia. É quando percebem que Anna pertencia a uma estranha seita, que tinha Jesse entre seus alvos...

Apesar de se tratar de um spin-off, a trama desse filme está intimamente ligado aos outros da franquia original. Ao mesmo tempo, não é realmente necessário ter assistido os outros para entender este. A trama é inteligente ao seguir com personagens independentes, mas mantendo uma ligação direta com o que vimos anteriormente. É claro que é preciso ter visto os filmes anteriores para entender melhor o que está acontecendo na tela. Sem contar que o enredo desse spin-off revela informações importantes para a mitologia da franquia. Algumas perguntas importantes são respondidas nesse capítulo. Então se você acompanha a franquia, certamente não pode deixar de assistir este filme.

Caso vocês estejam com dúvidas, este é o primeiro spin-off oficial da franquia. Há alguns anos, foi lançado um spin-off picareta chamado Atividade Paranormal em Tóquio. Apesar da história tentar fazer uma ligação com o roteiro original, os eventos desse primeiro spin-off não devem ser levados em consideração. Os produtores apenas se aproveitaram da popularidade da franquia para ganhar dinheiro nas costas dela. Voltando a falar sobre Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal, confesso que no começo eu era contra essa ideia. A franquia original não estava muito bem, então parecia inexplicável os produtores se envolverem com um spin-off ao invés de trabalharem com determinação em uma nova sequência.

Acontece que essa mudança de foco veio em uma ótima hora. A franquia original realmente precisava de uma pausa, ser melhor planejada. Depois do decepcionante quarto filme, os produtores puderam experimentar novos caminhos e tiveram um tempo maior para desenvolver o roteiro do próximo filme da franquia. O que mais impressiona, porém, é o fato de que Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal tem muito mais conteúdo do que Atividade Paranormal 4. Os fãs também irão adorar ver alguns rostos conhecidos dos filmes anteriores. Ao poucos, nós passamos a perceber que todos estão conectados de alguma forma. Só nos resta saber o que esperar do quinto filme.

Este certamente é um dos melhores filmes da franquia, ficando atrás apenas do terceiro - que continua imbatível na liderança. Os personagens são carismáticos e os atores que os interpretam passam a naturalidade necessária para o papel. O terceiro ato é exatamente como nos filmes anteriores: Muitos gritos e correria. No entanto, há uma cena surpreendente que deixará todos de boca aberta. O enredo acrescenta esse novo elemento, que é interessante, mas que precisa ser melhor trabalho nas próximas sequências. Só espero que os produtores não fiquem enrolando por muitos anos, já que a franquia claramente não irá sobreviver da mesma fórmula para sempre.

Críticas Relacionadas:
- Atividade Paranormal
- Atividade Paranormal 2
- Atividade Paranormal 3
- Atividade Paranormal 4

Trailer Legendado:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário