Especial

Foto:

[Crítica] Pretty Little Liars - 4x03: Cat's Cradle

O gato comeu a sua língua?

Review:
(Spoilers Abaixo)

Sinceramente, não consigo entender qual o problema das pessoas de Rosewood. Parece que todo mundo nessa série precisa passar um tempo no Radley, pra ver se todos ficam "all better now", porque olha, não está fácil encontrar alguém que não pareça esquizofrênico nessa cidade. Me diga vocês, que tipo de pessoa sã, pede pra alguém fazer uma máscara com o rosto dela? Só pode ser alguém que tem satanás no corpo, né? Cadê Marco Feliciano pra curar esse povo? 

Antes de começar a falar da Melissa do episódio, quero chamar atenção ao título do episódio Cat's Cradle, que pra quem não manja dos paranauê,  significa "Cama de Gato". Veja a definição dessa brincadeira no Wikipédia:

"Cama de gato é uma brincadeira infantil em que se constrói formas com barbantes presos às mãos. O objetivo da brincadeira é conseguir passar o barbante na mão de outra pessoa mudando a forma, mas sempre recuperando a forma de "X"."

Não sei bem explicar, mas essa definição despertou algo na minha mente que me fez a achar digna de atenção. A tempos um título de episódios não me parece conter tanta coisa subentendida. Vou deixar as teorias pra vocês, mas acho que Cama de Gato é uma puta de uma metáfora com o roteiro. Só espero que nessa brincadeira de barbantes, os roteiristas não acabem se enforcando. A não ser que eles sejam como a Alison e consigam prender a respiração mais tempo do que os humanos normais. 


Quero um desses pra resolver os mistérios dessa loucura.

Bom, parece que essa primeira parte da temporada vai mesmo girar entorno de quem matou Wilden, detalhe, que a cada novo caso de assassinato, os antigos são esquecidos. Vê se alguém fala do assassinato do Ian hoje em dia? No do Garret? Não, não fala. Mas achei bem digno, eles estarem no quadro que o novo detetive está usando pra criar sua investigação. Vou chamar a atenção pra alguns pontos que observei no quadro e que achei interessante compartilhar com vocês. 

Parece que Wilden não é a mais a grande vítima, analisando os closes que a câmera dá no quadro, podemos ver que várias vezes, é levantado a hipótese do Wilden não ser exatamente o policial mais honesto da cidade. Podemos observar também que temos a foto da Jenna, com o seguinte lembrete do lado "Confirm Alibi", Confirmar Álibi. Em cima da foto de Melissa, está escrito "Too Smart To Be Caught Up. Set up?", que significaria, traduzindo a grosso modo, "Muito esperta para ser pega. Confirma?".

Mais uma vez, Melissa está toda trabalhada nas frases de efeito, mas sabe o que estava parando pra pensar? O que ela fez de realmente importante na série até hoje? Nada. Nada mesmo. Vire e mexe começam a suspeitar dela, confrontam ela, ela dá uma desculpa esfarrapada e  some da série. Há boatos de que ela vai fazer outra personagem avulsa lá em Mystic Falls, mas isso eu não sei. Só sei que ela faz mais viagem que a nossa digníssima presidenta. Agora, a personagem está querendo viajar pra São Francisco ou Londres. Tomara que ela não vá pra Londres, porque né? Aria acabou de mandar a mamãe pra Europa, seria uma pena se uma das maiores suspeitas também fosse pra lá. Mas eu falo disso mais pra frente. 

Voltando pro quadro, outra coisa que achei curiosa, é que perto da foto da Aria, temos um adesivo colado escrito "Would do anything for her?" com uma seta apontando pra uma foto da Spencer e do lado dessa foto da Spencer, está escrito "Most to gain?", ou seja, "A que mais ganha". A questão é, que mais ganha com o quê? Tinha tanta relação nesse quadro, que eu já não sabia o que falava do quê. Acho que ele estava falando da morte da Alison nesse caso, porque sinceramente não sei porque Spencer seria a que mais ganha com a morte do Wilden. 

Desculpa, chamar tanta atenção pra esse quadro, mas achei digno dar uma analisada nele. Afinal, a série não vai dar respostas tão cedo, então nada como uma boa investigada por nós mesmos, não é?

Melissa. Irmã, quase mãe, diva das avulsas, faz cosplay de Cleópatra e de Cisne Negro, pegadora, festeira, amada pelos policiais, assusta as inimigas, sensualiza...#Biografia

Mas esquecendo um pouquinho de Melissa e sua máscara - que pra mim, mas parecia uma máscara da Jenna, mas ok. Vamos falar do restante dos acontecimentos do episódio. 

Como venho dizendo, essa temporada está toda trabalhada nas mães, e parece que -A estrou no clima. As mães de Emily e Hanna já são as que estão em perigo maior. Temendo pela sua mãe, depois de receber mensagem de -A dizendo que ia lidar com uma mãe de cada vez, Zoiudinha decide mandar Ella pra Vienna junto com o Zack. O que claro, é a primeira atitude decente que a personagem toma em toda a série. Agora, a personagem está sem familiar, já que Byron fez cosplay de Melissa e sumiu da série depois de tanto suspeitarmos dele. E Menino Mike foi abduzido por aliens, mas segundo li por aí, irá voltar todo trabalhado na natação - habilidade que ele adquiriu enquanto esteve em Marte.

Ashley não matou o Wilden, mesmo ela tendo os motivos, a arma, e tendo estado em Rosewood na noite em que o mesmo morreu, acho que a série não vai ter a ousadia de colocá-la como a assassina. Caleb como sempre, é o personagem masculino mais chato e mais útil da série. Sim, ele tem a habilidade de ser os dois ao mesmo tempo. E de onde ressuscitaram o pai da Hanna? Amo/sou esses personagens que guardam arma na gaveta, e deixam lá, pra quem quiser pegar. Por favor. Rende plots deliciosos essas coisas, mas lógico, um plot não tão delicioso quanto o de Tibby, o Papagaio-Alison. Já sinto falta desse passarinho.

Spencer e Toby continuam na trama cuspida sobre a pessoa que botou Tobinha no mundo. Na boa, como é que -A sabe de coisas que aconteceram há mais ou menos uma década atrás? Não sei não, mas estou curioso pra saber o que aconteceu com a Mama Cavanaugh. E porque ela se matou #ounão. O fato é que essa trama está enrolada, e muito. Não saíram do lugar até agora, porque sinceramente ir até o Radley só provou que -A sabe de tudo e estava certo, pra variar.

Pra terminar, queria dizer que, como bem disse uma amiga minha, "a enrolação começou", mas eu estou gostando. Como eu disse, esse começo de temporada está mais convincente que o começo da temporada passada, então vamos ver aonde essa loucura vai nos levar, se é que vai nos levar à algum lugar. Mas é como eu digo, "Vamos esperar, porque se volta vai dar, chegaremos em algum lugar".

UPGRADE: Tive pesquisando na internet e percebi que não fui o único a achar a máscara da Melissa, muito mais parecida com o rosto da Jenna. E bolei uma teoria quanto a isso, acho que estamos lidando com um provável erro de continuação. Pra quem não sabe, a atriz que faz a Jenna, Tammim Sursok (sim, pesquisei no Google) está grávida. E por isso vai ter que se afastar da série por um tempo. Então, acho eu, que originalmente a máscara realmente era da Jenna, mas como a atriz está de licença a maternidade, decidiram que seria melhor colocar a máscara como sendo da Melissa, só que ao invés de fazerem um novo molde com o rosto da Torrey, usaram o molde da Jenna mesmo. Esperando que ninguém notasse as diferenças.
Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário:

  1. Gostaria muito de saber o motivo de -A estar atrás da mãe das liars, bom na verdade tem muitas coisas que eu gostaria de saber sobre PLL e não sei, por causa da enrolação. O que você falou sobre o Caleb eu concordo plenamente e tenho que admitir que em algum lugar do meu coração de pedra vai sentir falta do menino hacker quando ele for pra Ravenswood e nunca mais voltar.Mesmo que eu reclame loucamente de PLL acho que nunca vou parar de assistir, a m inha curiosidade e os bons episódios da série não permitiriam. Btw o nome do papagaio é Tippy e não Tibby.

    ResponderExcluir