Especial

Foto:

[Crítica] Hunted - 1x08: Snow Maiden (Season Finale)


"Where there is desire there is gonna be a flame
Where there is a flame someone’s bound to get burned
But just because it burns doesn’t mean you’re gonna die". (Try, Pink)

Review:
(Spoilers Abaixo)

Como uma coisa dessas não faz sucesso? Não tenho mais elogios pra fazer, foram só oito episódios de pura perfeição. Atuações, enredo, fotografia, edição das cenas, trilha sonora. Tudo de uma maestria sem precedentes. Não podíamos ter esperado uma coisa melhor que isso vindo da BBC, né? Que já é sinônimo de qualidade, hoje, posso dizer que duas das melhores séries que eu assisto são produzidas pelo canal. Essa finale só veio pra fechar a temporada (a série?) com chave de ouro. Me fez até refletir um pouco sobre como séries tão boas, acabam tendo uma recepção tão baixa nos EUA (Estados Unidos das Antas) e ás vezes, séries bem mais ou menos, são constantemente elogiadas e premiadas.

Sem dúvidas esse episódio foi o melhor da temporada, 58 minutos de acontecimentos frenéticos, informação em cima de informação, ameaças, romance, humor, desconfiança e claro, lembranças, muitas delas. Não consigo nem acreditar que eu assisti um episódio que me fez sentir tantas coisas, tinha horas que eu me revoltava, outras que eu ficava preocupado com os personagens. Mas o principal foi o quão chocado eu estava, antes mesmo do meio do episódio, minha cara já estava em um nível preocupante. Tenho quase certeza que estava com um olhar até meio psicótico. Não vou fazer cosplay de cartomante e dizer que já sabia de tudo que aconteceu, mas em um mundo onde o clichê está ditando moda, a série conseguiu sambar demais. Estava mais surpreso que Jack ao ver que dentro da sua valise só tinha lama e chorume.


Sem dúvida nenhuma, uma das melhores partes dessa finale, foi o final que a série trouxe pro drama da família Turner. Eu nem tenho palavras pra demonstrar meu ódio para Jack Turner, e na minha opinião, ele teve um desfecho ainda melhor do que eu teria dado pra ele. Foi bom ver que suas evidências não eram tão verídicas, mas na hora da cena, me senti completamente estúpido: como foi que não passou pela minha cabeça que O Cara Das Seringas tinha dado uma valise falsa? Não sei vocês, mas eu deduzi que o interesse dele era unicamente relacionado a Sam, ele nunca deu sinal de que se envolveria com a história dos Turners.

Como a gente viu semana passada, Polyhedrus montou no recalque e decidiu que já era hora de colocar Jack em um saco, claro que a principal envolvida na tentativa de assassinato teria que ser Sam, que já estava na mira do Turner por ele ter descoberto sua identidade secreta. Achei tão lindo ela se expondo pra salvar o garoto, afinal, o menino acabaria morrendo com o avô. Aí que entra Deacon que cumpre tudo que mandam sem questionar, afinal, senão fosse Sam, será que ele teria mandado desativar a bomba? Sinto cheiro de falso moralismo.

Eis que então, o piloto vem a tona em forma de final de temporada, Sam sendo afogada na banheira por Turner depois de ter sido constantemente envenenada. Só achei estranho quanto tempo ela demorou pra se tocar que tinha veneno na água, ela é uma espiã ou o quê? Mas se isso foi o custo pra ter tido aquela cena épica dela saindo da água - e sim, por um momento pensei mesmo que ela tinha morrido, já que estava rolando uns boatos de que a próxima temporada seria no passado - e partindo pra cima do Turner. Amei ver ele caindo e estourando a cabeça no chão. Nessa cena, mais do que nunca, o personagem me lembrou muito o Percy de Nikita. Foi só eu?

Stephen como sempre foi sendo levado pelo que o pai dizia, até que surge a revelação de que Tyronne - que é um filho bastardo de Jack #BOOM - matou a esposa dele a mando do patriarca dos Turners, tudo porque a mulher queria separar o filho e o neto dele. Psicopatia não tem limite mesmo gente.

É nessa parte que o livro de Sam começa a criar uma metáfora com a história da protagonista, afinal, quando ela decidiu salvar o garoto que ainda não sei o nome, ela se entregou e seu "coração de gelo" ficou cada vez mais ameaçado, até derreter por completo. Nem preciso dizer que adorei, certo? Olhem que coisa perfeita:


"Era uma vez uma floresta onde vivia uma pobre e solitária esposa de um soldado. Um dia, enquanto juntava madeira, a mulher fez uma Donzela de Neve. ”Se você fosse real”, ela suspirou, ”como te amaria e valorizaria.” A Rainha do Gelo ouviu o desejo da esposa e prometeu transformar a Donzela de Neve em uma garota real, mas com uma condição: No lugar de seu coração, ela teria uma estaca de gelo. Com isso, a Donzela magicamente veio a vida. ”Se ela, alguma vez, pisar fora desta floresta”, a Rainha do Gelo advertiu, ”o gelo vai derreterá e ela irá morrer.” Por muitos anos, a Donzela de Neve e a mulher viveram juntas. Mas, um dia, a mulher morreu. A Donzela de Neve estava triste e vagou pela floresta, até que se deparou com um jovem rapaz da aldeia, perdido na floresta. Com pena, a Donzela de Neve o levou à beira da floresta. Se ela andasse mais além, sabia que o coração de gelo derreteria. A Donzela de Neve olhou nos olhos do rapaz e sabia o que deveria fazer. Ela levou o garoto ao seu pai. Enquanto observava estas duas almas felizes, seu coração de gelo derreteu. E ela morreu."

Mas isso não foi nem a ponta do iceberg, em meio a isso, temos o mistério envolvendo o passado conturbado da protagonista, a Polyhedrus e o motivo de tanta vontade de ver a Sam morta que a corporação tem. Aidan passa o episódio inteiro comentando que a protagonista tem que se lembrar do que viu. Sabem qual impressão eu tive? Que ele queria ter certeza que ela não se lembraria, mas eis que no seu momento "apenas prendendo a respiração por quase 5 minutos" ela se lembra. Mas com a série é de espionagem e suspense, ela não conta, deixando mais um gancho pra próxima temporada.

Já que falei nele, a chave que a Natalie deu pra Sam dizendo que abria um cofre com os arquivos do Aidan, não deu em nada por ora. A protagonista já estava ocupada o suficiente, né gente? Vi um povo sem noção reclamando, ela tinha outras coisas pra resolver. Eu acho Aidan o personagem mais sem graça e desinteressante da série, vou ficar na torcida pra ele ser mais que um agente-duplo. E como eu já disse, acho que poucas séries acertam em casais nesse tipo de série, e Aidan e Sam não é um desses acertos. Não consigo shippar os dois por enquanto.

Zoe foi uma fofa nesse episódio, preocupada com a Sam, mas mesmo assim, optando por salvar a vida do seu namorado. Lógico que no fundo ela sabia que aquela mulher ia tentar matar a Sam, mas era uma colega ou o cara que ela ama. A escolha me pareceria bem óbvia. Com isso temos outra cena que nos remete ao piloto, mostrando que tudo acabou do jeito que começou, e temos o final da Donzela de Neve revelado, traçando de novo um paralelo com a realidade:


"A donzela da neve olhou nos olhos do menino e soube o que tinha que fazer. Ela levou o menino ao seu pai. Enquanto observava duas almas felizes, o coração de gelo dela se derreteu, e ela morreu. O corpo da donzela da neve formou um floco de neve perfeito que se ergueu no ar e dançou na brisa. E no final… desapareceu na luz do sol. "

A grande pergunta que fica: é quem optou por salvar Sam. Teria sido somente Deacon? Ou foi ele e Zoe juntos? Ou quem sabe Keel que ajudou eles a montarem todo aquele esquema. Mas isso ficou só pra temporada que vem, quem sabe o que a série preparou. E pra quem shippava alguns dos affairs da Sam, caiu do cavalo, porque ela não terminou com nenhum dos dois. Ainda bem,  by the way. E pra fechar a revelação menos reveladora do episódio, o bebê de Sam estava mesmo vivo.

Como foi bom ter apostado nessa série, ótimo acompanhar com as paredes vocês a delícia que foi essa loucura. E ainda bem que ano que vem volta, provavelmente não tão boa, mas mesmo assim pretendo estar aqui pra comentar semanalmente ou quinzenalmente as aventuras de Sam e lógico descobrir todos os ganchos que a série deixou. Afinal, curioso todos sabem que eu sou. Até a Fall que vem! E espero que quem não assistiu faça uma maratona e venha comentar essa série comigo depois. #FikADica

Antes de acabar (o que é mais um gif pra uma review que já está pesada mesmo?), finado Coringa tem um recadinho pra essa série:

Comentário(s)
2 Comentário(s)

2 comentários:

  1. Série perfeita. Se tornou uma das minhas favoritas, no começo estava confuso, mas depois tudo se encaixou.

    Como eu li por aí, falaram que quando vc acha que sabe as respostas, Hunted vem e muda todas as perguntas. Concordo muito!

    E a infeliz notícia é que o Cinemax falou que a 2ª temporada não vai ter ligação com a 2ª. Sinceramente, eu acho que não é possível eles pararem com o núcleo da Hourglass...

    ResponderExcluir
  2. Série excelente.. Pena que foi cancelada. Sorte que mudaram de idéia kkkk Pena que falaram que a 2ª temporada tera uma história sem ligação com a da primeira temporada ¬¬

    ResponderExcluir