Especial

Foto:

[Crítica] Alcatraz - 1x01: Pilot (Series Premiere)


Creme de rejuvenescimento “Alcatraz”. Alguns anos preso, décadas sem envelhecer.

Crítica:
(Spoilers Abaixo)

Finalmente estreou a nova série com o selinho J.J. Abrams. Como eu já havia falado antes no artigo, foi tempo em que isso significava alguma coisa. Sinceramente, isso já não está mais valendo de nada. E eu só estou assistindo por causa da história, sem dar muita atenção sobre quem são os produtores. Além disso, esta série parece prometer o melhor das séries policiais e de ficção científica. É como se Fringe se chocasse com Havaí-Five 0, entenderam? Enfim, eu sei que esta comparação ficou uma droga, mas é só para servir como base. Com o perdão do trocadilho, vocês estão prontos para se prenderem a mais uma série?

Qual o plot (história) da série? Bem, lá nos anos 60, quando a prisão Alcatraz era o auge, tudo desapareceu. Pelo que parece, mais de 300 prisioneiros e guardas desapareceram sem deixar rastros. O que isso lembra a vocês? Na minha cabeça, só vem uma palavra, CROATAN. Ela já apareceu em diversas séries, inclusive Supernatural. É óbvio que nada sobre o desaparecimento das pessoas foi explicado neste piloto, até porque, este é o mistério chave da temporada e, talvez, da série. Mas o desaparecimento das pessoas é apenas metade do mistério. É quando elas começam a reaparecer que as coisas ficam realmente esquisitas.

Sim, fiquem em casa, protejam-se. Os presos de Alcatraz estão reaparecendo nos dias atuais e pode apostar que eles irão cometer muitas barbaridades, até porque, ninguém pode culpar um fantasma, não é verdade? E o mais estranho é que eles não envelheceram. Passaram décadas desaparecidos e voltaram com a mesma aparência. É claro! Nada é tão simples na ficção científica. Será que eles irão explorar universos paralelos? Espero que não, porque senão ficaria muito na trilha de Fringe e, como esta série é nova, necessita de uma personalidade.

Os personagens parecem interessantes. Desde a detetive protagonista que perdeu o parceiro e não tem pais – coisa bem clichê, não é verdade? -, até o ajudante especialista na prisão. Eu juro que olhava para ele e via a série Lost. E eu simplesmente detestava o personagem dele lá (podem tacar pedras!), mas até que ele deu um toque especial neste personagem e passei a gostar do ator. E acreditem, mudar a minha opinião não é tarefa fácil, já que eu estava determinado a massacrá-lo aqui no blog.

Como este é apenas o primeiro episódio, tivemos um caso leve, apenas para mostrar como serão as coisas no decorrer da temporada. O prisioneiro da vez nem era um assassino sádico, nem nada parecido. Ele só queria vingança com aqueles que o machucaram na prisão e saber o paradeiro da sua família. Não é como se ele fosse o verdadeiro mal encarnado, certo? Mas pudemos acompanhar a detetive com toda a sua determinação invejável, até que ela é requisitada para fazer parte da equipe ultra-secreta caça-presos. É claro que o gordinho foi junto, não tenhamos dúvidas disso.

No final, ainda tivemos o prazer de algumas boas reviravoltas. A mais importante delas, é que o avô da protagonista era um dos presos de Alcatraz e foi ele quem matou o parceiro dela. Todoschoca na prisão! Além disso, somos apresentados a outra prisão, com instalações idênticas as de Alcatraz, porém, mais clean. Pelo que deu a entender, o velho está disposto a prender todos aqueles que escaparam novamente. E não podemos esquecer que o presidiário recém-aparecido pegou alguma coisa de um desconhecido porque “alguém” o mandou fazer. O que ele quer? Porque mandou? Como se reproduz? Como se alimenta? Veja na próxima crítica ou até o final da temporada, aqui, no meu mundo alternativo.
Comentário(s)
4 Comentário(s)

4 comentários:

  1. Eu amei a série,a história é muito interessante,gostei dos personagens principalmente o Dr.Soto,além de dispertar logo no pilot a vontade de saber o que aconteceu em 20 de Março de 1963,quem os levou e por que e qual o motivo de seus retornos e não podemos deixar de fora que o Emerson Hauser foi um dos policiais que encontrou Alcatraz vazia e o avô da Rebecca Madsen sabia que alguma coisa iria acontecer(ele é o prisioneiro 2002).Vc se esqueceu que teve duplo episódio na estréia.

    ResponderExcluir
  2. Já saiu também o episódio 2. e_e'
    e como eu já falei em outra matéria, se alguém tiver tempo que veja a série sherlock, que é muito boa, eu finalmente vi o 1º ep. A série já tem 6 ep. cada um com 1h e 30, que passam como 20min.

    ResponderExcluir
  3. Achei bem intessante a idéia da série, mas confesso q morro de preguiça do JJ Ambrams, Lost é a pior série de alto orçamento da história, fringe não fica atrás. Até q eu tive uma otima surpresa com Person Of Interest, realmente é mto boa. Daí com esse carinha de lost ai, misterio q pode desenrolar atá 2020... Gostei bastante da sua critica aki, vou acompanhar o blog e dai eu vejo se eu animo!

    ResponderExcluir
  4. Curti a serie, mas o Sam Neill é muito mau ator.

    ResponderExcluir