Especial

Foto:

[Crítica] Do Fundo do Mar


Direção: Renny Harlin
Ano: 1999
País: EUA
Duração: 105 minutos
Título original: Deep Blue Sea

Crítica:
Spoilers Abaixo!

Grande. Esperto. Rápido. Feroz.

Sabe aquele filme que você assistiu quando era pequeno e simplesmente marcou toda a sua infância (e não estou falando de O Rei Leão)? Pois é, isso que Do Fundo do Mar representa para mim. Eu o considero o melhor filme de tubarão que eu já assisti. Aliás, o considero o melhor filme de animais assassinos que eu já tive o prazer de ver. Muitos podem discordar, até porque, opiniões não foram feitas para serem iguais, mas se existe um filme especial sobre o tema, definitivamente é este.

A história gira em torno de um grupo de cientistas isolados em um laboratório submersso no meio do nada. Eles tem a intenção de usar tubarões como cobaias para pesquisas que, teoricamente, curaria o mal de Alzheimer (aquela doença que faz esquecer). Mas como resultado das experiências, os tubarões ficaram mais inteligentes. Agora, o pequeno grupo de cientistas terá que se unir, quando uma monstruosa tempesdade se une a fúria dos tubarões pela liberdade e sangue.

UAU! Sabe, é incrível perceber que faz mais de uma década que este filme foi feito e continua atual. Os efeitos visuais usados nos tubarões são excelentes e não faz feio hoje em dia. Para falar a verdade, é até engraçado comparar com algumas produções atuais, como Anaconda 3 e 4. Dá para sentir vergonha ao ver um filme, lançado em 2010, com efeitos ridículos feitos no paint, sabendo que um filme de 1999 dá um show de efeitos especiais. Sinceramente, eu sinto muita vergonha alheia, mas o que podemos fazer? Nada, apenas esquivar dessas produções picaretas.

E apesar de Do Fundo do Mar não ser realmente um filme de terror, predominando a ação e o suspense, não decepciona nas cenas de morte. Puta merda, é cada uma melhor que outra. O diretor estava inspirado e não virou a câmera de jeito nenhum. Aliás, temos diversos ataques "surpresas", quebrando cenas clichês com pura tensão, como o momento em que o personagem de Samuel L. Jackson quer dar lição de moral nos outros. E o melhor de tudo é ver os tubarões inteligentes tocando o terror na galera. Eles não são apenas máquinas de matar, eles pensam, e atacam da forma mais cruel possível, como é o caso da loirinha, que tem um dos melhores Death Scenes do filme.

Eu sei que o filme tem alguns erros, como o fato dos tubarões nadarem sem problemas por corredores apertados e outras coisas do tipo, mas quem está ligando? Eu pelo menos não. Eu queria mesmo é ver tubarões por todos os lados devorando aquele pessoal e não me decepcionei. E sem contar que o final é realmente uma surpresa. Quem pensou que determinado personagem morreria? Ninguém! Eu até hoje fico chocado ao assistir. Mas, depois de muitas pesquisas googlísticas, fiquei sabendo que existe um final alternativo esquecido pelo tempo em que a Doutora Susan sobrevivia, mas ele foi alterado por causa de reclamações dos espectadores na exibição-teste. Poxa, eu queria tanto ver este filme, é uma pena que ainda não foi divulgado. Acho que teremos que esperar que saia uma mídia melhor que o próprio Blu-ray e, quem sabe, eles recuperam este final alternativo.

Eu sei que 99.9% de vocês já assistiram este filme, até porque, o SBT é frenético na exibição dele. Deve passar umas seis vezes por ano. Então eu recomendo que assistam novamente. Para mim, é o melhor filme de tubarões. Que Spielberg que nada! A parada mesmo é tubarões inteligentes (essa é a minha opinião, é claro). Um filme emocionante, corajoso e com bastante cena sangrenta - de fazer Terror na Água 3D ficar com vergonha. Se você é um ET e ainda não viu, está esperando o quê? Nota 10,0.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
7 Comentário(s)

7 comentários:

  1. ADOROOOOOOOOOOOOOO.............

    ResponderExcluir
  2. Poxa nefferson, pelo trailler parece ser show,vou ver se consigo baixar o filme e assistir depois retorno para comentar Vlw.Sou super fã do blog sempre quando posso estou olhando as críticas,quando eu vou baixar algum filme ou série,pena q não tem da série Fringe,que é muito show!!!Eu estou assistindo a serie American Horror Story e gosto bastante dos resumos e críticas q faz da série tbm.Parabenizo então pelo blog e q apareçam bastantes filmes e séries novas para acompanharmos as suas críticas antes d assistirmos .Um super bjão e um forte abraço Fique na Paz. :)

    ResponderExcluir
  3. eu amo esse filme assito toda vez que paça no sbt e no HBO kkk
    mais é bom mesmo eu odiei que a loirinha morreu
    eu também gosto das mortes dos tubarões

    ResponderExcluir
  4. Depois de a "Orca Assassina", esse é o filme de ataque de animais que mais marcou minha vida, foi demais.Cara, teu blog é demais, é sempre bom ter divergências em opiniões, mas as minhas em relações as suas estão sendo construtivas e não destrutivas.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza um dos melhores filmes de tubarões já feito (perdendo apenas para Tubarão, de Steven Spielberg, meu diretor favorito). E como você falou, "Os efeitos visuais são excelentes e não faz feio hoje em dia. Para falar a verdade, é até engraçado comparar com algumas produções atuais, como Anaconda 3 e 4." (VEJAM A CRÍTICA DO FILME ANACONDA 3 e 4 DO MEU BLOG: ocriticadordefilmes.blogspot.com/2012/02/especial-anaconda-3-e-4-qual-e-melhor.html). Excelente crítica, excelente filme e excente blog!! Continuem assim!!
    PS: Vocês estão listados nos "Meus Sites Favoritos" no meu blog. Dêem uma olhada lá!!

    ResponderExcluir
  6. não é melhor que tubarão de spielberg,pois aquele tinha atores bem melhores (Roy Scheider,Robert Shaw,Richard Dreyfuss)que este aqui,e a trilha sonora daquele é imbativel,aquele a nota é 10 ,este aqui não é um filme perfeito,mas é um bom filme nota 8

    ResponderExcluir
  7. Cara do fundo do mar realmente quando eu assisti com treze anos me deu calafrios , cada morte cruel , filmaco mesmo , mais tinha muitos erros sim , na maior parte bons efeitos , mais também tinha uns que já são bem fracos , acho que se fosse efeitos práticos seriam bem melhor , o tubarão do Spielberg e melhor sim cara , mais esse é sem dúvida o segundo lugar dos filmes de tubarões , um bom filme de terror anos 90 , obg por lembra do filme .

    ResponderExcluir