Especial

Foto:

[Crítica] Nikita - 2x05: Looking Glass

Sempre os Russos, né?

Review:
(Spoilers Abaixo)

Mais um pra lista dos episódios que valeram muito a pena em Nikita. E quem é fã sabe que a lista não é pequena, mas talvez este seja especial. Ta certo que Michael é um dos protagonistas e que seu drama familiar foi bastante tocante e bem explorado, mas ninguém se cansa de ver mais disso e as missões geralmente têm algo haver com Nikita. Só que dessa vez, tudo tinha haver com ele e tivemos que ver Nikita abusar do título de coadjuvante genial que geralmente pertencia a Alex.

E o esquema dessa vez novamente abordou outra tramóia genial, a série se supera a cada armação do governo. Já ouviram falar em sósias? Bom, de acordo com a série, quando a morte de alguém importante causaria problemas ao mundo, é o jeito matar a pessoa e pagar alguém para fazer cirurgias e ficar em seu lugar. Foi exatamente isso que a Division fez com o presidente da Bielorrússia. Mataram o homem e colocaram um sósia que obedeceria ar ordens da Division no seu lugar, mas por um preço alto: Michael tinha que deixar Cassandra, a mulher do presidente com quem ele estava tendo um caso para poder realizar sua missão, e apesar de tudo o que disse, ele realmente gostava dela, foi a primeira pessoa por quem se interessou e teve uma afinidade apaixonante após a morte de sua família. E é claro, embarcar numa missão envolvendo a mulher acabaria fazendo Nikita se sentir ameaçada.

E a missão? Bom, a sósia se rebelou e começou a fazer besteira com seu país e isso prejudicou os americanos. O problema todo foi que Cassandra tinha um filho de quatro anos escondido pela mídia e o coração de Michael logo amoleceu. É assim mesmo, gente, ele perdeu a família dele e teve um caso com a mulher, a primeira coisa que pensou foi que o filho poderia ser dele. E com uma criança na jogada, tudo complicou, principalmente na hora de fugir com Cassandra e com a criança para não serem vítimas de alguém que odeia o presidente. Sério, o garoto atrapalhou tudo, eles foram obrigados a abortar a missão e armar outro plano porque ele estava com medo da Nikita. Eu sei que ele é apenas uma criança, mas deu raiva. Se isso tivesse prejudicado alguém ou causado a morte de um inocente, seria pior ainda.

E no meio de tudo isso ainda tinha Alex e seu quase companheiro, que decidiram resgatar uma agente da division que tinha sido capturada pelos homens do presidente. Amanda se demonstrou um ser monstruoso quando fez com que matassem sua agente só porque Alex e Sean não obedeceram suas ordens. E eles tinham razão, não podiam ficar de braços cruzados enquanto uma agente da division tinha sido capturada. Ela ainda era um ser humano, é uma pena que todos pareçam descartáveis para a Division.

E apesar de tudo, foi quase que uma propaganda enganosa colocar Alex e Sean numa missão perto de uma onde Nikita e Michael estavam. No começo pareceu que haveria outro confronto, mas isso não aconteceu. Eles ficaram apenas atrapalhando um ao outro. Quando Alex e Sean viram que a agente da division estava morta, decidiram matar o presidente, já que esta era a missão que Amanda queria. Mas, se matassem, o país todo iria se fechar e Cassandra não poderia sair do país com seu filho. Viram só a complicação? Eu pensei que haveria um diálogo entre Nikita e Alex e que Nikita convenceria a garota a deixá-la sair dali com Cassandra e a criança para depois matarem o presidente. Mas sem diálogo, acabou acontecendo a cena mais emocionante do episódio, quando Cassandra e o filho entraram no carro onde Sean havia colocado uma bomba.

Eu simplesmente fiquei em choque. Michael correu quando Birkhoff avisou que havia uma bomba no carro, mas ele viu explodir e ficou com aquela culpa estampada no rosto. Foi exatamente quando viu sua esposa e filha explodirem no carro há 10 anos atrás, até eu fiquei sem ação, mas soltei uma bela gargalhada quando Nikita apareceu trazendo Cassandra e Max. Como fã da série e do drama dos personagens, foi confortante ver que tudo estava bem com eles, não queria ver Michael com aquele sentimento de culpa pelo resto da série, pois era isso que iria acontecer se eles tivessem morrido naquela explosão.

Mas no fim, como todos querem, teve final feliz para ambos os lados. Alex teve uma conversa ‘legal’ com Sean e demonstrou que o futuro dos dois realmente vai ser como o de Michael e Nikita, se tiverem sorte, porque a tensão sexual fluiu bem mais que o desejo de vingança de Alex. E pensando bem, eles até que formam um belo casal, espero que a série aproveite essa idéia, porque Alex precisa de alguém ao seu lado, essa solidão vai consumi-la quando ela matar Sergei e perceber que não tem mais nada pelo que viver. E enquanto Alex sofre com este provável futuro de não ter mais pelo que viver, Michael só ganha motivos pra isso, pena que não sabe. De acordo com a mãe de santo Nikita, o filho de Cassandra é de Michael e a mulher assumiu, justificando logo depois os motivos para esconder isso dele. E faz muito sentido proteger seu filho, já que se Michael ou alguém soubesse, os inimigos poderiam querer atingir Max para chegar até Michael ou Nikita. Mas a decisão de Nikita de não contar também teve haver com o fato dela saber que se Michael soubesse, não conseguiria ficar longe do filho, e ela o perderia pra sempre. Egoísmo aceito, da minha parte, e de muita gente também, afinal, quem aceitaria viver sem o amor da sua vida e colocar uma criança em perigo ao mesmo tempo?
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário