Especial

Foto:

[Crítica] Atividade Paranormal


Direção: Oren Peli
Ano: 2007
País: EUA
Duração: 86 minutos
Título original: Paranormal Activity

Crítica:

O que acontece quando você dorme?

Há alguns anos, quando falávamos de filme em primeira pessoa, logo nos lembrávamos de A Bruxa de Blair, um verdadeiro ícone deste subgênero terror-documentário. Mas, isso mudou. Agora, quando falamos neste tipo de filme, outro título tomou o lugar da bruxa malvada da floresta. Estou falando de Atividade Paranormal, um verdadeiro fenômeno mundial, em críticas e bilheterias. Mas será que este filme merece a devida atenção? Veremos a seguir.

A história gira em torno de um casal que, depois de presenciar alguns acontecimentos estranhos, decidem gravar tudo o que acontece na casa, inclusive enquanto dormem. Logo, eles descobrem que uma entidade paranormal está atrás deles e ela pode ser muito mais perigosa do que qualquer outra coisa que eles pudessem imaginar. Agora, eles terão entender o que está acontecendo para tentar evitar um trágico destino, mas como entender algo que está além dos limites possíveis?

Uau! Estou realmente sem palavras. Mas não fiquem pensando é que pelo fato do filme ser excelente, o melhor que eu já vi em toda a minha vida, porque ele nem chega perto. Estou em choque com os números e o sucesso arrebatador que ele causou. Sinceramente, meus olhos até brilham quando eu penso que Atividade Paranormal custou apenas 11 mil dólares. Eu não falei “milhões”, eu falei “mil”. Vocês têm noção? Mesmo que o filme fosse um fracasso de bilheteria, conseguiria superar o seu orçamento. E foi com esta idéia que a Paramount deu suporte para o projeto.

Acertou em cheio! O filme conseguiu atrair uma multidão e rendeu milhões e mais milhões para o estúdio, se tornando um dos filmes mais rentáveis da história. Os vídeos assustadores do filme e os virais se espalharam como por toda a internet, deixando todos curiosos, querendo assistir. Quando foi liberado um trailer que mostrava a reação dos espectadores enquanto assistiam o filme, os que ainda estavam com o pé atrás se renderam ao marketing matador. Eu já vi todo o tipo de comentários sobre como o filme “é assustador”, “não dá descanso para respirar”, entre outras coisas.

Atividade Paranormal é bom, mas não é isso tudo que os outros falam. Temos várias cenas interessantes, principalmente as que acontecem enquanto o casal dorme, mas somos bombardeados com várias cenas desnecessárias e sonolentas. Tudo bem que as cenas noturnas são sufocantes, mas é dado muito destaque ao dia, onde não acontece nada. É claro que os protagonistas vão pesquisando, tentando saber o que está acontecendo. Isso é interessante, principalmente quando temos acesso a reviravolta sobre o que é a entidade que assombra o jovem casal.

É claro que eu recomendo, apesar de não ser perfeito, é muito bom. Para aqueles que não sabem, este filme tem um final alternativo interessante (mas o original ainda é melhor). Bem, agora vocês sabem, né? Sucesso absoluto quer dizer sequência. Estão prontos para uma nova atividade? É melhor se prepararem, porque a franquia está descontrolada e só Jesus sabe quando irá acabar. 

Críticas Relacionadas:
- Atividade Paranormal 2
- Atividade Paranormal 3
- Atividade Paranormal 4
- Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário