Especial

Foto:

[Crítica] Apocalipse Zumbi - Os Primeiros Anos


Autor: Alexandre Callari
Editora: Generale
Lançamento: 2011

Crítica:

Para todos vocês, gostaria de apresentar mais uma novidade aqui no blog, a críticas a livros. Começamos criticando apenas filmes, em seguida acrescentamos as séries e está na hora dos livros terem seu devido destaque. Nada melhor para começar do que Apocalipse Zumbi - Os Primeiros Anos, do autor Alexandre Callari, que gentilmente me enviou um exemplar, para que eu pudesse ler e mostrar minha opinião aqui para vocês. 


A história segue o dia a dia perigoso de uma comunidade fragilizada, chamada de Quartel Ctesifonte. Em um mundo apocalíptico, onde criaturas sedentas pela carne humana caminham sobre a Terra, Manes, um homem honrado e respeitado, faz o que pode para manter a comunidade que conseguiu construir com muito esforço, ao lado de seu falecido pai. Não demora muito para que um grupo de batedores (pessoas que procuram suprimentos para a comunidade) seja atacado, restando apenas dois deles. Isolados, eles precisam da ajuda de Manes e sua equipe de guerreiros, mas será que arriscar a vida de todos por apenas dois é uma grande ideia?


UAU! É tudo o que eu posso dizer! Callari simplesmente nos leva a uma aventura impressionante pela sobrevivência e não nos deixa mais respirar. Para vocês terem uma ideia, logo nas primeiras páginas, no prólogo, somos surpreendidos e perseguidos por uma horda de mortos-vivos. E se vocês estão pensando em mortos saindo do túmulo, lerdos e cambaleantes, é melhor rever seus conceitos. Os zumbis deste livro, sempre chamados de “infectados”, correm mais que o diabo da cruz e sua agilidade chega a deixar o mais bravo leitor preso na cadeira.


E não pensem que, por ser um livro, vocês serão poupado da violência. Acho que, se vocês apertarem as páginas, é capaz delas sangrarem em suas mãos. Temos vários momentos tensos, onde, por várias vezes, temos esperanças que os personagens irão escapar de seus terríveis destinos. Mas este momento nunca chega. A narração de Callari não poupa o leitor de detalhes sombrios e ninguém está seguro quando uma horda de zumbis vem de todos os lados possíveis. Em determinados momentos, você se vê pedindo por um milagre para livrar certo personagem do destino final, mas nunca fica certo o que realmente acontecerá.


Acho que um dos maiores triunfos do livro é, justamente, explorar a fundo a natureza questionável do ser humano. Eu sei que várias produções já fizeram coisas parecidas, mas este detalhe está muito bem narrado no livro. Eu mesmo fiquei com raiva em várias passagens, ao ver como alguns personagens puderam ser tão egoístas a ponto de se entregarem a barbárie por causa dos mais simplórios motivos, como o caso da personagem Felipa, que eu mesmo queria bater pessoalmente.


Bem, espero que todos tenham a oportunidade de ler esta obra maravilhosa, escrita por um autor brasileiro. Apesar do nosso país não dar muita atenção a produções deste gênero, é bom ver que existem algumas pessoas que o representa de maneira digna. Desde já, espero ansiosamente o próximo volume, até porque, o final parece deixar claro que este é apenas o início de uma longa batalha. Que venha mais mortos-vivos! OBS: Sim, Alexandre, eu já quis combater o Sauron junto do Gandalf.
Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários:

  1. Adoro ler,foi uma boa idéia colocar os livros no tópico de Críticas,eles merecem.Gostei,vou dar uma conferida nesse livro.Pelo subtítulo "Os Primeiros Anos",já pode se ter uma idéia de que vai vir muitos mais.

    ResponderExcluir
  2. Primeira vez acessando o blog e me deparando com essa critica, acho que livros que contam histórias sobre infectados dão mais medo do que filmes, alguns. Sempre quis ler livros sobre esse tema, e sabendo que um autor brasileiro já escreveu com certeza que tentarei convencer minha mãe de comprar, claro, sou fã de filmes sobre " infectados " e adoro leitura, acho que uma mistura dos dois será uma boa saída para escapar do tédio.

    ResponderExcluir
  3. INFELIZMENTE O LIVRO DO aLEXANDRE CALLARI DEIXA MUITO A DESEJAR, ESTA CHEIO DE ESTERIÓTIPOS. Um livro que comprei empolgado, até ver a idolatração ao culto fisico, porra como vc mantem corpo musculoso em um mundo de infectados tira proteina da onde? Segundo erro, não são Zumbis mas Infectados, engraçado se vc esta infectado como sobrevive 4 anos sem beber agua e comendo apenas carne humana e pior quando falta a carne? Muityo estranho.. para piorar o tirando os bombadoões lutadores e fodões que fazem academia no "quartel" eles tem água encanada, luz e3 internet... porra que folga é essa! mais engraçado eles correm como no madrugada dos mortos e são sobre humanos, pois além de infectados vivem sem água e com uma dieta pobre de carne humana em falta.. Mas o premio é o Manes um homem burro, fodão que na verdade é o altrer ego do escritor, que não pensa toma decisão pq é o fodão bombado.. Mais engraçado mais de 250 pessoas que se abastecem de 8 galinhas e 1 galo e uma hotinha e uns pés de laranja, tipo de marombeiro, vitamina c e proteina e dieta, mas engraçado tão pouca proteina para mais de 250 bombadões ai não da para engolir....

    ResponderExcluir