Especial

Foto:

[Crítica] Cisne Negro


Direção: Darren Aronofsky  
Ano: 2010  
País: EUA  
Duração: 108 minutos  
Título original: Black Swan

Crítica:

Eu já estava para assistir a este filme há muito tempo. Muito tempo mesmo, desde o começo do ano. Mas nunca tive a oportunidade. Então, neste tempo de mudanças, onde eu acabei ficando sem internet por mais de 15 dias, acabei tendo que resolver destes “assuntos inacabados”. Eu acho que estava com medo, porque este era um filme super comentado. Todo mundo falava que era brilhante e tals. Eu estava com medo de achar uma verdadeira bomba e ser perseguido na fogueira por fãs descontrolados.

A história gira em torno de Nina, uma dançarina de balé extremamente dedicada e perfeccionista, que vê uma grande chance para sua carreira com uma nova peça de teatro, O Lago dos Cines. Acontece que o diretor do espetáculo acha a jovem perfeita para o papel do Cisne Branco, mas não acha que ela seria capaz de interpretar o indomável Cisne Negro. Agora, Nina terá que colocar sua vida, superficialmente perfeita, de cabeça para baixo e buscar seus sentimentos mais profundos. É claro que nada disso vem de graça e há um preço alto a se pagar...

Meu Deus! É tudo o que eu posso dizer. Que filme é esse, Jesus? Ele começa bem lentinho e nós, espectadores, somos convidados a acompanhar a desmoralização do caráter de uma doce garota. Natalie Portman está mais do que perfeita como a protagonista. É notável a atuação dela. Dá para ver perfeitamente a perda dos valores éticos e o conflito psicológico vivido pela personagem. Não consigo pensar em outra atriz para desempenhar com tamanha excelência este papel.

É claro que tiveram uns boates de que Portman não dançou nem metade de todas aquelas coreografias, mas o que vocês esperavam? Ela é atriz, não dançarina. Eu já estava isso e a dublê dela é uma cretina por tentar denegrir o trabalho desta grande artista. Enfim, para quem não viu o filme ainda (o quê? Eu pensei que era só eu), temos outros atores excelentes, mas nem deles consegue chegar aos pés da protagonista, sendo apenas uma sombra de apoio. Talvez a que mais tenha a chance de se destacar seja a Mila Kunis (que pegará o Justin Timberlake em Amizade Colorida), que interpreta muito bem uma safada badass.

E sabe qual é o pior? Até pouco antes do desfecho, o espectador não tem idéia de como o filme irá terminar. É isso mesmo, nós ficamos com a cara na poeira o tempo todo. Quem estiver prestando mais atenção nos sinais, poderá matar a charada, mas acho que será um pouco difícil prever como tudo irá terminar. Confesso que fiquei chocado com a reviravolta final. Foi depressivo e poético ao mesmo tempo, meu tipo de final favorito. Eu fui perfeita, é a frase que encerra com maestria a trama.

Sim, pessoal. Vale muito a pena ver. E não é só porque é um filme premiado ou bem falado pelos demais críticos. Eu estava mesmo disposto a falar mal deste filme se necessário, mas é simplesmente impossível, porque ele merece toda a atenção que lhe foi recebida. Quem estiver duvidando das minhas palavras, basta conferir. O quê? Vocês querem saber que Cisne eu sou? Bem, eu sou o Cisne Cinza, bandidagem na medida certa. Brincadeira... Ou não! Nota 10,0.

Trailer Legendado:
Comentário(s)
2 Comentário(s)

2 comentários:

  1. Mais uma vez concordo com você em tudo,desde que eu vi o trailer desse filme estava loka pra ver,já sabia que seria maravilhoso.Sou fã de Natalie Portman,ela é uma ótima atriz e no papel de Nina ficou genial.Amei o final,foi triste e bonito como na história do Lago dos Cisnes.Também dou nota 10 :D

    ResponderExcluir
  2. Ótimo filme foi incrivél o final "poetico" a sua ultima frase que lindo ... recomendo

    ResponderExcluir