Especial

Foto:

[Crítica] As Donas da Noite


Direção: Dennis Gansel
Ano: 2010
País: Alemanha
Duração: 100 minutos
Título original: Wir sind die Nacht

Crítica:

Imortal. Insaciável.

Filme de vampiro se tornou modinha ultimamente, não é verdade? Depois do fenômeno mundial, Crepúsculo, os assassinos de presas passaram a ser ridicularizados entre os adoradores do gênero. Não me entendam mal, não acho que Crepúsculo seja um filme ruim. Mas as pessoas adoram generalizar e os vampiros passaram a ser reconhecidos por criaturas patéticas que comem veados e brilham no sol. Está na hora de abrir nossos olhos e parar de preconceito, ainda existem vampiros malvados. Quer ver?

A história deste filme gira em torno de um trio de vampiras, sendo que a líder delas procura uma garota especial, alguém que ela considera sua alma gêmea. Não demora muito até que ela encontra Lena, uma delinquente que foge da polícia. Convencida de que a garota é quem ela procura, Louise a transforma em uma criatura da noite. Agora, Lena terá que fazer uma escolha importante: Ser uma delas e aproveitar seu novo mundo, ou resistir e sofrer com as consequências. De qual lado você vai ficar?

Eu juro que se eu fosse um vampiro, estaria comendo o pescoço da Stephenie Meyer neste momento. Mas quem sabe, não é verdade? Será que seria tão ruim para um vampiro cruel essa reputação? Imagine a quantidade de garotas novinhas que estariam oferecendo seus pescoços em filas de dobrar o quarteirão. É, definitivamente não seria tão ruim. Mas é péssimo para o mercado cinematográfico. Em uma comparação muito porca, posso dizer que As Donas da Noite é um Crepúsculo de gente grande.

Calma, pessoal! Não se descabelem. Eu disse que a comparação era "porca". Mas bem, temos uma história de amor em paralelo na história. E a mitologia dos vampiros não é substituída por nenhum tipo de coisa brilhante e esquisita. Neste filme, os vampiros não aparecem na frente de espelhos e queimam loucamente ao sol. Eles também não são vegetarianos, preferindo sempre uma boa veia. Aliás, como um dos personagens diz "Quanto pior a pessoa, mais doce é o sangue".

Eu só não entendo porque a protagonista, que era feia e estava na mala, fica renegando este mundo maravilhoso. Ela ficou bonita, rica e com três grandes amigas, o que mais ela queria? É claro que seria necessário matar alguns humanos no processo, mas as vítimas não eram inocentes. Eu pensei que o roteiro iria ficar esta situação sem lógica na cara do espectador, mas os fatos que levaram a revolta da personagem são mais do que convincentes. De fato, faz todo o sentido do mundo.

Há várias cenas que merecem destaque, mas, com certeza, um prólogo que acontece dentro de um avião é uma das melhores. A cena é sarcástica, introduz as vampiras e consegue dar uma prova ao espectador do que está por vir. Os efeitos visuais ajudam muito a aumentar o nível da produção. Eles não são usados em excesso, mas cenas como a da protagonista dentro da banheira foram muito bem feitas. É até de se estranhar o baixo orçamento de As Donas da Noite, já que é uma produção muito bem feita.

Se você é fã de vampiros ou apenas queira ver um filme sangrento e com estilo, está mais do que recomendado. Um dos melhores filmes deste subgênero dos últimos anos. Eu só espero que uma sequência seja feita! O final deixa uma grande ponta para a realização de outro filme. E o mais legal é que o espectador pode imaginar o que ele quiser, uma vez que o desfecho é inconclusivo. E aí, já estão preparados para mostrar suas presas? Nota 10,0.

Trailer Legendado:


Comentário(s)
4 Comentário(s)

4 comentários:

  1. Excelente análise, me deu vontade de assistir ao filme depois que a li.

    Estou baixando! :)

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver esse filme e adorei! Quando vi que era sobre vampiros tive medo que fosse mais um "Crepúsculo" Mas o filme é realmente ótimo!

    ResponderExcluir
  3. "É até de se estranhar o baixo orçamento de As Donas da Noite, já que é uma produção muito bem feita. "..nada a estranhar..os orçamentos milionarios alardeados pelos filmes americanos indica que isso nao passa de estrategia de lavagem de dinheiro...claro que custaram muito menos, mas serviram pra livrar a cara de bancos e trambiqueiros em geral..

    ResponderExcluir
  4. Adoro filmes sobre vampiros,já assisti milhares como Entrevista com o Vampiro e Drácula de Bram Stoker além de séries como TVD e Moonlight e agora As Donas da Noite está na minha lista e com certeza vou assistir.

    PS:Sinceramente não ligo mais para as pessoas que falam mal do Crepúsculo,pra mim entra por um ouvido e sai pelo outro,não vou me estressar por causa disso além do mais cada um tem a sua opinião e eu respeito.

    ResponderExcluir