Especial

Foto:

[Crítica] 90210 - 1ª Temporada

Duração: 45 minutos
Nº de episódios: 24 episódios
Exibição: 2008/2009
Emissora: CW

Novas histórias, mesmo endereço.

Crítica:
(Texto com Spoilers)

Conhecem a série “Barrados no Baile”? Se não conhecem, perguntem pros seus pais, eles com certeza vão se lembrar, simplesmente porque a série era a única coisa da época que os jovens assistiam. Ela começou em 1990 e fez tanto sucesso que teve 10 Temporadas e só terminou no ano 2000. Mas daí vocês perguntam, o que uma série antiga tem haver com 90210? Bom, esta versão que chegou para a nossa geração, nada mais é do que a nova geração de “Barrados no Baile”. Novas histórias, mesmo endereço, incrível como Beverlly Hills parece ser um chama para novos dramas adolescentes. No começo, fiquei em duvida quanto a isso, pensei que seria um remake de algo que durou 10 anos e havia acabado só há oito anos, mas decidi ver e me surpreendi. 90210 é com certeza uma das melhores séries já lançadas, ganhando de 10 a 0 da primeira versão.

A série não é um remake, como eu disse, somos apresentados a novos personagens e seus dramas que iniciam-se na chega de Annie e Dixon a cidade. Eles logo fazem amizade com Naomi e Ethan, namorados há alguns anos, só que o primeiro drama envolvendo-os é quando Annie descobre que Ethan está traindo Naomi, e começa o jogo do “será que eu devo dizer?”. Já Dixon, não precisava ter se mudado para arrumar dramas. Ele é negro, foi adotado pela família de Annie e apesar de serem a melhor família do mundo e amarem ele como um filho de verdade, ele ainda se sente deslocado. Fora do elenco principal, temos os coadjuvantes que de vez em quando conseguem roubar a cena. Silver é a blogueira descolada, que usa seu vocabulário inteligente para humilhar pessoas virtualmente, e logo engatou romance com Dixon. Também temos Navid, que até hoje não sei qual sua descendência e parece ser o nerd da turma. Caiu de amores pela drogada Adrianna, casal que no futuro seria um dos mais promissores da série. Assim, se forma 90210.

Bom, mas vamos começar pelas partes ruins? Não quero ser chato, mas só tenho uma observação negativa sobre a série. Como eu já disse duas vezes, não é um remake, e pelo menos no começo a série está mais para uma continuação. Sabem aqueles filmes que possuem uma saga inteira só com uma mocinha e anos depois colocam novos personagens, mas os antigos não são esquecidos? Pois é, várias pessoas da primeira versão da série estão presentes dividindo agora seus dramas na fase adulta. Isso não foi legal, já que essas partes são chatas e ninguém quer saber o que acontece com a conselheira de 35 anos que foi protagonista por 10 anos da outra série. Então, é apenas nisso que 90210 peca, a série já começa ligada demais a outra série e acontecem coisas que pra gente que não viu, não tem o menor sentido.

Fora isso, a série segue muito bem. O primeiro episodio foi duplo, e acabou se tornando um quase filme sobre o drama de Annie, Naomi e Ethan e a bendita traição. Mas é neste episódio piloto que as coisas são reveladas e temos uma prévia de como tudo vai ser. Ele nos deu pontas do que aconteceria nos próximos episódios com cada um da série e acabou que mesmo sabendo, a série conseguiu superar minhas expectativas.

Agora, falando dos personagens, é claro que em toda série temos nosso personagem preferido, mas em 90210 eu acabo gostando de todo mundo igualmente. Mas, alguns se destacam, outros não. Sim, estou falando de Naomi Clark, que por acaso é uma vadia e sabe como ser má e glamorosa. Pena que a beleza da atriz não foi muito aproveitada, já que ela começou na série usando um penteado juba de leão e não percebia que era perfeita com os cabelos lisos. Fora Naomi, a outra personagem que se destacou foi Adrianna. Apesar dela ser meio excluída da serie no começo. Não estava nas fotos com o grupo, nos pôsteres, na capa do DVD e nem na sinopse. Mas seu problema com drogas chamou atenção. Jessica Lowndes é uma ótima atriz e possuía os problemas “mais graves” da série. Enquanto Annie brigava com Naomi pelo Ethan e Silver tinha uma mãe bêbada, Adrianna quase morreu de overdose e ainda engravidou do sujeito mais safado do colégio, que fazia cara de bonzinho, mas não pensou duas vezes em escolher se queria que se filho vivesse ou morresse.

Mas, falando desse jeito, deve ter gente pensando que em Malhação também tem tudo isso e em dobro. Sim, talvez até tenha, mas quando eles aprenderem a atuar talvez eu compare 90210 com essa novelinha de quinta.  O drama e a comédia estão muito presentes na série e devidamente organizados. Quem não morre com as frases da Naomi? Na boa, ela sempre foi muito mais protagonista que a Annie, tanto é que na fase atual, tudo envolve ela. Pena que seu primeiro drama tem haver com a separação dos pais. Ela flagra seu pai com sua amante e começa a pirar, mesmo sua mãe estando ciente disso e prefira tomar banho de piscina do que se importar. Não entendo como alguns filhos conseguem pirar com isso. Eu passei pela mesma situação há alguns anos atrás e não estava ligando, meu pai vinha me ver, me dava presentes, atenção, só o que mudou foi que ele parou de dormir com a minha mãe. Ta, isso pode até ser rude, mas alguns adolescentes deveriam se preocupar mais com a vida deles do que com a vida amorosa de seus pais.

Ethan e Naomi (apesar da série ter deixado bem claro que ele se envolveria com Annie) têm muita química. Eles combinam, existe amor e não sei porque ficaram inventando de se separar. Já Silver e Dixon, não têm a mínima química, muito menos a física. Parece que o casal foi formado apenas para adicionar mais drama já que a mãe bêbada de Silver e a adoção de Dixon não estavam rendendo muito. Mas esses não são pontos negativos, pelo contrário, só demonstra o quanto a série quer que todos os personagens brilhem de algum jeito.

Meu episodio preferido é por acaso o ultimo da temporada. Porque vocês sabem né, season finale é sempre aquele desfecho frenético, ainda mais quando abrem milhões de portas para novos acontecimentos. Com 90210 não foi diferente. Formou-se ali uma enorme confusão, uma parte dela até armação, onde as protagonistas Annie e Naomi tiveram outro desentendimento que parecia seguir o lance do forever. A irmã de Naomi, Jen, transou com o namorado da irmã por vingança e fez parecer que foi Annie. Conclusão, Annie foi expulsa da festa de Naomi e como todos ali pensavam que ela havia contado ao seu pai sobre uma festa proibida de pós-baile, ela saiu de lá corrida e completamente humilhada. Denunciou a festinha de Naomi e caiu na estrada. O grand finale da personagem foi matar um homem atropelado e sair sem prestar socorro (!). Achei sensacional, simplesmente. Sabem o que é ser escorraçada por todos os seus amigos e ainda ter que lidar com a morte de um homem inocente? Sim, é de pirar a cabeça, e foi esta a promessa de fim de temporada para a temporada seguinte.

Fora isso, nada de tão importante aconteceu, só sei que ninguém ali estava feliz e é justamente isso que eu quero ver. Nada como uma injustiça monstruosa pra torcermos por um personagem e ficarmos com sede de vingança. Não sei vocês, mas no começo da segunda temporada eu quis esganar Jen e jogá-la de um precipício. Pelo menos a série acertou em colocar Annie nisso tudo, já que Naomi estava roubando a cena demais.

Pra concluir, devo dizer que estou decepcionado que a série não ganhe muita repercussão. Quando falam de séries adolescentes, todos lembram logo de Gossip Girl ou One Tree Hill, 90210 quase nem é mencionada, mas não é por isso que a série é ruim. Ainda torço pra ela ser exibida no Brasil e ficar mais famosa, porque tem muita coisa pra contar. Mas juro que se for exibida como Barrados no Baile, vou ter uma crise, assim que minha mãe pular de alegria e pedir pra assistir comigo este clássico.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário