Especial

Foto:

[Crítica] The Tunnel



Direção: Carlo Ledesma
Ano: 2011
País: Australia
Duração: 90 minutos
Título original: The Tunnel

Crítica:

A luz irá acabar.


Todo mundo já está cansado de saber que filmes em primeira pessoa viraram sensação desde o lançamento de Atividade Paranormal. Na época era novidade. Sem contar que, geralmente, este tipo de filme não exige um orçamento muito grande, além de chegar mais próximo de um terror "real" do que outras produções gravadas normalmente. Será que isso ainda acontece?

No filme, o estado entra em crise por uma falta de água. Como solução de seus problemas, o governo resolve reaproveitar a água estocada nos milhares de túneis subterrâneos do metrô. Como consequência, vários moradores de rua (que habitavam os túneis) foram despachados e muitos até sumiram misteriosamente. Pensando ter um grande furo de reportagem em mãos, um grupo de jornalistas desce até os escuros túneis em busca da verdade. Infelizmente eles encontram muito mais do que pediram...

O problema com os filmes em primeira pessoa, é que eles acabaram sendo banalizados por dezenas de produções do mesmo tipo, feitas sem cuidado, visando apenas o lucro. Eu lembro que no começo desta moda, muitos espectadores até acreditavam que o que estavam assistindo era mesmo real, mas isso não acontece mais. O que deveria passar uma sensação de realidade ao espectador, acaba - muitas vezes - virando uma piada. A "verdade" virou uma grande mentira.

Mas quando você pensa que nada de bom ou original irá sair deste subgênero, eis que surge algum filme salvador. Sim! Estou falando de The Tunnel. Apesar de trabalhar com praticamente as mesmas idéias que outros já apresentaram, The Tunnel consegue aproveitar os maiores acertos das outras produções e ainda injetar algo inovador.

Na minha opinião, o mais interessante é o fato de que o filme não se prende a apenas uma câmera. The Tunnel segue a linha de documentário, com os sobreviventes narrando os eventos que os levaram até o final do filme. Além disso, câmeras de seguranças, telefonemas e vídeos aleatórios fazem com que o filme não fique preso em apenas um pouco de visto. Apesar disso, quando o terror começa a tomar conta da tela, somos guiados por apenas duas câmeras e muita escuridão.

Um ponto negativo é o fato dos sobreviventes narrarem o que estavam sentindo no decorrer das cenas. Primeiro que estraga o elemento surpresa, todos já sabem desde o começo quem irá sobreviver. Segundo que, de acordo com o que eles falam, o espectador consegue deduzir que algo inesperado irá acontecer. Apesar de parecer meio sem graça, isso não tira o mérito do filme, até porque, os comentários vão diminuindo conforme a tensão vai crescendo.

Se você é fã de filmes extremamente violentos, gosta de saber o que está acontecendo na tela e quer sempre uma explicação para tudo, não assista este filme. Nada é explicado. Eu até agora não sei qual era o "vilão" do filme, apesar de ter minhas suspeitas (passe o mouse para ler: Algum tipo de mendigo que sofreu mutação e/ou se adaptou por viver na escuridão). Mas não fiquem tristes, The Tunnel apresenta umas cenas bem tensas. Eu realmente fiquei perturbado com algumas sequências, principalmente aquelas que a criatura aparece.

É uma ótima pedida para quem gosta deste tipo de filme. Os fãs de primeira pessoa não podem perdê-lo por nada. É sufocante, assustador e inovador. Quem tiver medo do escuro vai ter um infarto. OBS: Destaco a cena da protagonista e a "coisa" na água. Fiquei muito tenso na cadeira.

Trailer:

Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários:

  1. Ola novamente amigo!

    Sim, esse filme realmente me chamou muita a atenção!
    Até porque você se pergunta, de quem eles realmente fogem... se tem alguem?
    hahahahaha

    mas isso q deixa mais hilariante pois o maior medo que um spectador pode ter não é o visto, e sim o imaginavel, mesmo com a aparição do ser ( que caia entre nos, é moleque magrão saindo da agua, nada demais) nos fez ( desculpe o termo) borrar na cadeira, o q me faz pensar novamente, o ser mais assustador que existe não são monstros, mas o proprio ser humano ^^

    ResponderExcluir
  2. O filme é bom te deixa com aquela duvida será que aconteceu será que é verdade e te dá vários angulos de uma mesma cena. Mandou bem.

    ResponderExcluir
  3. votem 3x aki pra NatGeo Fazer um Documentario sobre.


    http://natgeobr.uservoice.com/forums/91779-general/suggestions/2490806-documentario-sobre-o-filme-the-tunnel?ref=title

    ResponderExcluir