Especial

Foto:

[Crítica] A Casa


Direção: Gustavo Hernández
Ano: 2010
País: Uruguai
Duração: 86 minutos
Título original: La Casa Muda

Crítica:

Medo em tempo real.


Eu já cansei de falar sobre as produções feitas em primeira pessoa. Todo mundo sabe que depois de Atividade Paranormal, este tipo de filme começou a ser feito aos montes por produtores gananciosos. O fato é que, depois de vários filmes ruins, este subgênero acabou sendo banalizado. Então agora surge A Casa (A PlayArte parece que engolido o "Muda"), com o mesmo estilo, mas com uma pequena novidade...

A história gira em torno de Laura e seu pai, que decidem passar a noite em uma abandonada casa de campo. A idéia era reformá-la para que o dono pudesse vender, mas algo assustador se levanta das sombras. Laura começa a ouvir barulhos ameaçadores pela casa e, quando seu pai vai chegar, o terror começa. Sozinha, Laura terá que arranjar um jeito de sair da escura casa antes que ela seja a próxima.

O filme se baseia em uma história real que aconteceu nos anos 40, onde dois corpos foram encontrados brutalmente assassinados. A única pista para a polícia foram as fotos, que "contavam" o que tinha acontecido no local. A Casa mostra as últimas horas das vítimas e o que supostamente aconteceu. A novidade que contei no primeiro parágrafo é o fato do filme ter sido filmado em one single shot, ou seja, em apenas um take - sem cortes.

A idéia pode parecer interessante. Medo em tempo real, como diz a tagline. Mas na prática não é bem isso que acontece. A Casa demora um século para engatar e o maior responsável por isso é que não existem cortes. Então muitas vezes o filme se torna cansativo. Uma curiosidade é que não existe uma pessoa filmando. Apesar de ser em primeira pessoa, quem filma está onipresente, ou seja, ele não está ali de verdade. É apenas uma testemunha, como os espectadores. Não faz parte da trama.

Outro ponto interessante é que, no final, a câmera passa a ser vista do ângulo dos olhos de um personagem. E essa passagem é feita sem cortes, ou seja, é bem legal. Mas não se deixe enganar. Esse ponto é um dos poucos positivos que o filme tem. A história é preguiçosa e, se eu consegui montar aquela sinopse acima, foi com a ajuda do google. Nada é explicado direito e o espectador tem que ficar bastante atento as fotos que aparecem em cena. Elas são a chave para montar o quebra-cabeças.

Eu não gostei de A Casa. Tinha grandes expectativas e o filme não cumpriu nem metade delas. No final temos uma grande reviravolta, que também não me agradou, e acabou por enterrar este filme no meu conceito. Cenas escuras e incompreensíveis, uma garota andando com uma lanterna no escuro e gente aparecendo morta, esperam por você. Tenho certeza que muitas pessoas vão até gostar do filme, mas eu não. Por isso, mais uma vez, a decisão está em suas mãos. Eu te dou as chaves, vai entrar? Nota 4,5.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários:

  1. Gostei muito desse filme. Principalmente por ser em uma casa antiga e escura. Deu pra sentir medo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei bastante deste filme , a parte que ela fica tirando fotos levei um baita de um susto . . .

    ResponderExcluir
  3. Achei o filme meio chato mas ainda assim vários pontos positivos me fizeram simpatizar com A casa. Essa coisa meio "sozinha no escuro" ficou bem interessante e se não fosse pela história preguiçosa seria um filme muito bom.

    ResponderExcluir