Especial

Foto:

[Crítica] A Garota da Capa Vermelha



Direção: Catherine Hardwicke
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 100 minutos
Título original: Red Riding Hood

Crítica:

Acredite na lenda. Cuidado com o lobo.

Quem tem medo do lobo mau? Ah, vocês não têm? Então acho que vocês deveriam ver A Garota da Capa Vermelha para que possa te relembrar que os lobos ainda são maus. Não estou dizendo que há um massacre durante o filme, se quiser isso, veja O Lobisomem. Mas este filme está longe de ser tão parado quanto Crepúsculo. Esqueça o Jacob, lobos ainda gostam de carne humana...

A história gira em torno de Valerie (Amanda Seyfried), uma garota corajosa e bonita, que é apaixonada por Peter. Para seu azar, ela está noiva de Henry. A família dela não aceita um relacionamento com alguém pobre. Se nada estava bom, só piora depois que a irmã de Valerie aparece morta, vítima do lobo que assombra à décadas o vilarejo...

Todos ficam desesperados, pois as pessoas do local mantinham um acordo com o lobisomem. Nas noites de lua cheia, eles ofereciam um animal para sacrifício. Mas parece que, com a chegada da lua sangrenta, o lobo quer fazer suas próprias regras. A situação fica ainda mais perigosa quando Solomon chega a pequena vila. Ele perdeu sua esposa para a fera e está disposto a tudo para conseguir sua vingança particular. Nem que isso signifique sacrificar inocentes...

Antes de mais nada, devo dizer que a diretora deste filme é a mesma que a de Crepúsculo, então não espere algo violento, mutilações etc, porque você não vai ter. A Garota da Capa Vermelha segue com um suspense contido - que combina com a trama - e prefere focar mais no triângulo amoroso, vivido pelos protagonistas, do que nas mortes. Eu acho que isso seja um ponto negativo, muito pelo contrário, acho que dá ainda mais personalidade ao filme.

Só de ter falado sobre um certo triângulo, você já deve estar pensando que este filme é o Crepúsculo dos lobos, né? Está errado. Acho que a direção de Catherine Hardwicke está muito mais madura neste. O roteiro também é mais profundo, com relacionamentos e situações mais sérias (e tensas).

Amanda Seyfried está sensacional como a chapeuzinho vermelha. Interpreta a personagem de forma digna. Aliás, esta versão homenageia bastante o conto dos irmãos Grimm. Temos até aquela famosa fala "Porque olhos tão grandes?". Muitas críticas que eu li, disseram que o momento é ridículo, mas eu achei válido. Se você reparar bem, o roteiro preserva o fio da narrativa do conto (fazendo algumas mudanças básicas, é claro, mas a alma da história continua a mesma).

Aliás, o roteiro ainda reserva uma surpresa no final, mostrando que não é apenas uma bobagem adolescente. A identidade do lobo não é o que todos esperam e quando os flashback's aparecem, deixam o espectador de boca aberta por não ter ligado para uma coisa tão simples. A cena final é uma das minhas preferidas e eu espero muito que tenha uma sequência, apesar deu achar meio difícil disso acontecer.

Destaque para a cena em que a protagonista fica cara a cara com o lobisomem pela primeira vez, nem vou comentar muito - para não estragar a surpresa - , mas eu fiquei realmente chocado. Sempre gosto quando um filme consegue estabelecer sua própria mitologia (e por essa eu realmente não esperava).

Está dado o aviso. Eu achei o filme perfeito, mas você já sabe o estilo que o filme segue. Não temos sangue (e a luta final poderia ser um pouco mais longa), e a divulgação sempre deixou isso claro. Confesso que fiquei de boca aberta com a fotografia. PERFEITA! Acho que disso ninguém pode reclamar. Simplesmente maravilhosa. Os detalhes da vila e tudo o mais, lindo. Os efeitos do lobo (feito em CGI) também estão ótimos - como já era de se esperar. Nota 9,5.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário:

  1. Estava loka para ver esse filme,me interessei imediatamente só de ver o trailer e não me arrependi de ter assistido concordo com você totalmente,achei que o lobo era o Peter e até desconfiei do Henry mais nunca imaginaria que aquele personagem era o Lobo Mau,tbm adoraria que tivesse uma continuação mais acredito que não terá.

    ResponderExcluir