Especial

Foto:

[Crítica] A Mansão Marsten


Direção: Mikael Salomon
Ano: 2004
País: EUA
Duração: 181 minutos
Título original: Salem's Lot

Crítica:

Em uma pequena cidade, o mal se espalha depressa.

Mais um filme adaptado de um obra de Stephen King, provavelmente o autor que mais teve adaptações cinematográficas da história. Gosto muito de seus contos e reconheço que é muito inteligente, com uma mente muito criativa e macabra. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas adorei o filme e é um dos meus preferidos.

A história gira em torno de Ben Mears, um escritor que volta a sua pequena cidade natal para encarar seu passado misterioso. Mas, ele não é o único de passagem...Logo, ele irá descobrir que os moradores da, até então, pacata cidade estão virando vampiros sedentos por sangue. Ben terá que se unir a seus amigos para acabar com o vampiro mestre e salvar o local das trevas.

Apesar da sinopse objetiva acima, não espere um banho de sangue e correria desenfreada. Na verdade, este é um suspense controlado que vai crescendo gradativamente até o final. Um roteiro muito inteligente que consegue equilibrar sua complexa trama em mais de três horas (Sim! você leu certo) de projeção e não parecer cansativa.

A ambientação do filme, que apesar de se passar nos dias atuais, deixa eu leve impressão de se passar em um tempo antigo. A fotografia está ótima. A cidade expressa tristeza e o diretor é esperto em colocar a Mansão Marsten no fundo de várias cenas. Isso ajuda a passar ao espectador a idéia de que a casa observa e julga a todos de cima.

Agora vamos falar do principal, os vampiros. As regras básicas desse subgênero estão de volta (para a alegria dos fãs, afinal, se quer brilhar, brilhe no inferno). Vampiros não gostam de cruzes, água benta, o sol é extremamente nocivo, estacas são sempre úteis e só podem entrar se forem convidados. Essa última em especial é muito bem explorada no filme. No decorrer da história, descobrimos que essa regra não é apenas para entrar nas casas. Até para entrar em uma cidade, o vampiro deve ser convidado. Achei muito interessante e, de certa forma, consegue expandir esse universo vampiresco.

Está dada a minha recomendação. Se você é fã de Stephen King e aprecia a velha escola de vampiros, é um prato cheio. Bons efeitos visuais e maquiagem, roteiro inteligente que soube trabalhar bem com as subtramas de cada personagem e um clima sinistro aguardam você em A Mansão Marsten.

Trailer:

Clique aqui
(Não pôde ser incorporado)
Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário:

  1. "Um roteiro muito inteligente que consegue equilibrar sua complexa trama em mais de três horas (Sim! você leu certo) de projeção e não parecer cansativa."

    Complexa trama? Roteiro inteligente? Você deve estar comentando o filme errado, pois não consegui enxergar nele nada disso; eu tentei assisti-lo umas três/quatro vezes e em nenhuma consegui chegar ao final da película, muito cansativo, a direção deixa muito a desejar e o suspense é quase nulo.

    Enfim, filme, ou melhor, remake totalmente desnecessário (como de costume).

    ResponderExcluir