Especial

Foto:

[Crítica] O Último Exorcismo



Direção: Daniel Stamm
Ano: 2010
País: EUA
Duração: 87 minutos
Título original: The Last Exorcism

Crítica:

Ele reza sobre a carne do inocente.

Qual é o resultado em se misturar "O Exorcista" com "Atividade Paranormal"? É claro que a resposta que vem a cabeça é "O Último Exorcismo". Isso quer dizer alguma coisa boa? A idéia é, mas na prática, o resultado não foi muito satisfatório.

O filme começa bem com o reverendo Cotton Marcus está fazendo um documentário com a intenção de mostrar o que se passa por trás dos exorcismos. Ele não acredita que as pessoas são possuídas pelo demônio e sim que elas são pessoas doentes que precisam de ajuda psicológica.

É por isso que ele faz uma pequena farsa nos "exorcismos". Ele apenas interpreta, coloca efeitos etc. Tudo para o "possuído" realmente achar que está se livrando do demônio. Partindo destes conceitos, ele decide investigar um caso em Louisiana, mas para o azar dele, o caso é real e a garota está realmente com o diabo no corpo...

Acho que falo por uma grande massa quando digo que o filme é ruim. É sério! No cinema, ao final do filme ouvi todo o tipo de reclamação. É muito engraçado a forma como o "O Último Exorcismo" se desenvolve. O começo é muito bem feito e nós até conseguimos nos simpatizar com o protagonista mas com o decorrer do filme todo o interesse é destruído.

Isso deve-se ao fato do reverendo nunca acreditar. Tudo bem que no começo ele se apresente cético, mas depois de uma hora de filme, com a garota em um estágio altíssimo de possessão onde ela quebra os próprios dedos, e ele ainda não acredita, é brincar com a inteligência do espectador.

Outro fato que levou ao fracasso do filme é a ausência do demônio. Este não é um filme sobre possessão? A cena mais tensa é a que eu citei acima sobre os dedos quebrados mas logo depois o diabo não termina a "tarefa" e a câmera é cortada, quando ligada novamente a situação está completamente sobre controle. Agora eu pergunto: Onde está o diabo fodão? Neste ele é apenas um coitado com medo de um reverendo cético.

Acho que um filme de possessão em primeira pessoa podia explorar diversas situações e criar todo o tipo de tensão, mas o roteiro desperdiça todo e qualquer chance que o filme teve em ser inovador, sempre fazendo o que outros do mesmo subgênero já fizeram muito melhor. No final, percebemos que vimos o diabo, em si, fazendo umas duas ações no filme todo. E eu, como espectador, queria mais baixarias, blasfêmias e coisas nojentas.

Não aconteceu nada disso. Quando o filme realmente parece engatar, acaba. Isso mesmo! Há uma reviravolta final interessante e parece que o filme vai finalmente mostrar a que veio e fim. Várias perguntas nunca serão respondidas, a reviravolta não teve impacto pois não houve tempo suficiente para que o espectador pudesse absorvê-la.

OBS: Outra reclamação séria que eu tenho que dizer é sobre o pôster, que é uma farsa completa. Nunca houve esta cena em que a garota está igual uma aranha no teto. E isso conta como outra grande decepção, pois a cena poderia ter tido muito potencial. Nota 5,0.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário