Especial

Foto:

[Crítica] Anatomia


Direção: Stefan Ruzowitzky
Ano: 2000
País: EUA
Duração: 99 minutos
Título original: Anatomy

Crítica:

No finalzinho da década de noventa a grande sensação dos filmes de terror eram os assassinos em série, que sempre estavam perseguindo um grupo de jovens. A históra básica é sempre a mesma: Jovens desorientados são mortos um a um por um lunático, que no final irá revelar algum motivo bobo. Depois de várias cópias do mesmo roteiro, surgiu o alemão "Anatomia", lançado em 2000.

Seguindo uma história um pouco diferente, que nos dará pontos positivos e negativos (que mais para frente serão apresentados), o filme consegue se sair bem, e mostrar um roteiro que, diferente de outros do mesmo tipo, tenta contar uma história.

Paula Henning, uma brilhante estudante, passa em uma prova e entra para uma requisitada universidade de medicina. Seus sonhos de seguir a carreira do avó parecem finalmente se realizar. Mas, algo estranho começa a acontecer nos corredores escuros do lugar. Quando corpos (conhecidos) começam a aparecer, Paula tem que correr atrás da verdade antes que sucumba a uma poderosa e intrigante sociedade secreta.

Neste filme, o que surpreende é que não é a velha história de serial Killer, na verdade, no decorrer do longa nos deparamos com vários loucos psicóticos que "Matam para o bem maior da medicina", parece loucura, e é.

Um outro ponto positivo é a atriz Franka Potente, que está muito bem em seu papel, e consegue segurar até o final seu personagem como protagonista de forma verossímil (coisa rara em um filme de terror). Apesar de sua aparência não ser muito boa, afinal, aquele cabelo a deixou horrível. Na ponta que ela faz na continuação, "Anatomia 2", seu cabelo está muito melhor.

Entre os pontos negativos estão: O fato do filme praticamente esquecer a "AAA" (a tal sociedade secreta), e se concentrar apenas em um jovem que ficou louco, e começou a matar por "amor". No enredo isso não soou muito bem, o roteiro perdeu uma grande oportunidade de focar em um tema interessante e menos usual para cair em um grande clichê. A atuação do jovem psicótico não consegue convencer e, deixa a desejar. Para completar, devo citar as ações absurdas de certos personagens em determinadas situações (Você descobriu uma sociedade secreta perigosa, sua amiga saiu a dias, e o que você faz? isso mesmo, você transa!).

Bem, todos esses erros acima não chegam a estragar o filme, que tem uma boa concepção de arte e efeitos de maquiagem (praticamente não há efeitos visuais). A direção também está segura. Enfim, um bom filme do final dos anos 90. Merece ser conferido! Nota 7,0.

Trailer:

Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário: